Foto de capa da notícia

Cuidar da voz é preservar relacionamentos, diz médico

O uso da voz está ligado diretamente às interações pessoais e profissionais. Ela é uma das principais formas de comunicação com outras pessoas e é utilizada, com grande frequência, em atividades profissionais, como no caso de professores, operadores de telemarketing, advogados, atores, cantores e locutores, por exemplo.

Comemorado em abril, o Dia Mundial da Voz reforça práticas que ajudam na preservação desta forma de manifestação oral. 

Otorrinolaringologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, o Dr. André Jorge de Oliveira reforça a importância da data como forma de conscientizar a sociedade. "Uma boa qualidade vocal ajuda a cuidar do que temos de melhor: nossos relacionamentos".

No cotidiano ou como instrumento de trabalho, a forma de uso requer cuidados e boas práticas. "Há casos de pessoas que gritam e usam a voz de maneira explosiva. Isso pode levar a lesões, os famosos calos vocais, nódulos vocais ou os pólipos", explica Dr. André. Ele ainda ressalta que, em alguns casos, os danos podem exigir intervenções cirúrgicas.

Tome bastante água

Uma boa hidratação está na relação de práticas recomendáveis. "É importante que a pessoa tome bastante água. Priorizamos o volume de 35ml por quilo de peso. Então, uma pessoa de 100kg de peso teria que tomar pelo menos 3,5 litros de água por dia", exemplifica. "Se você se hidrata bem, a secreção que cobre as cordas vocais fica mais fluida, e a produção e a qualidade vocal melhoram", diz o médico.

Outro cuidado envolve o tabagismo. "É bom reforçar que não fumar ajuda na qualidade de vida como um todo. Com relação à voz, a nicotina e outras substâncias presentes no cigarro podem afetar a corda vocal, trazendo o risco de lesões malignas, algumas delas irreversíveis", afirma.

O médico recomenda como prática cotidiana o descanso vocal. "Todo instrumento precisa descansar. Se a pessoa usa muito a voz durante o dia, é importante que existam momentos de quietude, quando a pessoa não vai falar, e sim respirar pausadamente e se hidratar". Esses momentos propiciam uma boa qualidade de voz. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login