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Geraldo Alckmin anuncia estreia da fábrica da GWM, confirma dois modelos e apresenta 1ª picape híbrida nacional

A GWM Brasil divulgou nesta quinta-feira (27) como será a operação da sua fábrica em Iracemápolis. Durante cerimônia realizada dentro da própria planta, o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin fez o anúncio oficial da data de estreia da linha de montagem da Autotech brasileira. Em pronunciamento realizado ao lado do CEO Américas da GWM, James Yang, o Vice-Presidente confirmou que o início das atividades da fábrica será no dia 1° de maio de 2024. 

Geraldo Alckmin divulgou ainda os detalhes da operação da fábrica, que será a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos e a maior da GWM no Ocidente. A partir do primeiro semestre de 2023, a planta vai iniciar seu projeto de modernização e ampliação da linha de montagem, para possibilitar não apenas a produção de veículos com um alto nível de conectividade e eletrificação, mas também um aumento da sua capacidade instalada.

“A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou Alckmin.

Os planos da Autotech brasileira preveem que a fábrica de Iracemápolis terá sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.

Dois modelos confirmados em Iracemápolis

A GWM também confirmou que a fábrica de Iracemápolis vai produzir dois veículos: um SUV e uma picape, ambos modelos híbridos, que vão compartilhar a mesma plataforma e motorização. Os dois veículos deverão ser exportados para toda a América Latina e já estão sendo desenvolvidos especialmente para adequar seus projetos às preferências do consumidor brasileiro e às condições de rodagem do território nacional, principalmente seus sistemas de motorização, suspensão, direção e conectividade.

Primeira picape híbrida flex nacional

Ao final do pronunciamento, Geraldo Alckmin e James Yang apresentaram um dos modelos que será produzido na planta de Iracemápolis: uma picape média que se chamará Poer (pronuncia-se “póuer”). A GWM Poer foi exibida aos jornalistas e autoridades presentes com uma camuflagem parcial, indicando que ela já iniciou a fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do país e às exigências do mercado local.

Quando for lançada comercialmente, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora também confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. A picape Poer será também o primeiro veículo flex do mundo desenvolvido pela GWM, unindo assim a eficiência do motor elétrico com a autonomia do combustível verde brasileiro.

Durante sua visita pela linha de montagem, o Vice-Presidente foi apresentado à toda variedade de tecnologias sustentáveis que a GWM dispõe na China e que serão oferecidas no mercado brasileiro nos próximos anos, como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-in, elétricos e movidos a hidrogênio. 

Durante a apresentação a Alckmin, executivos da GWM informaram que dentro da atual fase de desenvolvimento do mercado brasileiro, o híbrido plug-in flex abastecido com etanol é uma das combinações mais sustentáveis, porque reúne uma tecnologia adequada para um país de dimensões continentais como o Brasil com a eficiência da matriz energética elétrica do país, que hoje é composta por mais de 80% de fontes renováveis, muito superior à média mundial, que é de cerca de 30%.

 

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