Foto de capa da notícia

Limeira anuncia CAPS 3 e descentralização de serviços

A Prefeitura de Limeira inicia nesta segunda-feira (3) o processo de descentralização dos servidos de Saúde Mental. Todas as consultas de psiquiatria do Ambulatório, que funcionam na Av. Ana Carolina de Barros Levy, serão transferidas para outras seis unidades. Já os atendimentos da Farmácia, localizada no mesmo endereço, seguem para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As consultas mensais de psiquiatria voltadas ao público adulto serão divididas entre as UBSs do Jd. Morro Azul, Pq. Hipólito 1, Jd. Campo Belo, Jd. Nova Europa e Pq. Abílio Pedro. Já as consultas mensais de crianças e adolescentes, até 14 anos, serão realocadas no Centro de Terapias Integradas, que fica ao lado do Edifício Prada, na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 105. A pasta ressalta que todos os pacientes já estão cientes da mudança e que não haverá troca de médicos para evitar a descontinuidade do tratamento.

A descentralização da dispensação de medicamentos da Farmácia de Saúde Mental também começa nesta segunda (3), com atendimentos em cinco UBSs. Três delas acompanham o novo fluxo das consultas psiquiátricas, nas UBSs Campo Belo, Nova Europa e Abílio Pedro. Outros dois pontos serão as UBSs do Jd. Nova Suíça e do Jd. Vista Alegre.

Para que os pacientes tenham tempo de se adaptar a esse novo modelo, a Farmácia de Saúde Mental segue em funcionamento até o dia 6, quando cessará os atendimentos. Após essa data, a demanda será integralmente realizada pelas farmácias das cinco UBSs.

A descentralização dos serviços da área de Saúde Mental vem ocorrendo gradualmente. Nessa nova etapa será realizada a execução de um projeto de reforma e ampliação do imóvel, que receberá o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3. O Caps 3 é voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais.

O grande diferencial é que esse modelo funciona 24 horas e atende todas as faixas etárias. Dentro desse conceito, irá disponibilizar leitos de retaguarda clínica e acolhimento noturno visando a estabilização de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive transtornos ocasionados pelo consumo de substâncias psicoativas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login