Foto de capa da notícia

Saúde do Trabalhador: notificações crescem 75%

 

 

Número de inspeções realizadas nas empresas do município quase triplicou, diz USTL

 

Cintia Ferreira

 

A União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) divulgou nesta semana importantes dados relativos a inspeções e notificações voltadas à prevenção de acidentes e saúde do trabalhador. Abril é conhecido como o mês de prevenção a acidentes de trabalho. A campanha denomina-se Abril Verde.

De acordo com os dados divulgados, a ampliação da equipe da DVST (Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador) da Secretaria de Saúde de Limeira, fez quase triplicar o número de inspeções de segurança e saúde do trabalhador, realizadas nas empresas do município. Foram 884 no ano passado, contra 330 em 2021 – aumento de 167%.

A s notificações devido ao encontro de irregularidades também cresceram, mas em ritmo menor – foram 420 no ano passado, contra 239 em 2021 – um aumento de 75% que quase fez dobrar o índice. Os dados são resultados do aumento da equipe, com a incorporação de dois fiscais e uma enfermeira para o setor, além de melhorias na dinâmica de trabalho.

“Importante ressaltar que as inspeções têm principalmente o foco orientativo, de prevenção. Muito mais que flagrar irregularidades, o objetivo é evitar que doenças e acidentes do trabalho ocorram”, apontou o coordenador do Grupo Gestor do PST (Programa de Saúde do Trabalhador), Artur Bueno Júnior. O PST integra a Divisão.

Já sobre as notificações, Bueno ressalta que mesmo com o aumento dos números, ainda há uma subnotificação. “O fortalecimento do PST amplia o controle sobre estes índices, auxilia na elaboração de políticas públicas e ajuda a proteger o trabalhador”, continuou.

ACIDENTES DE TRABALHO

 

Entre as atribuições do PST/DVST, está a de registrar o número de acidentes de trabalho em Limeira – computados entre RAATs (Relatórios de Atendimento ao Acidentado do Trabalho) e CATS (Comunicados de Acidentes de Trabalho) encaminhados por sindicatos, unidades de saúde, pelo próprio PST ou órgãos técnicos integrantes.

Segundo a entidade informou, em 2022, Limeira registrou 1.875 acidentes de trabalho, 18% amenos que os 2.299 de 2021. Os chamados acidentes de trajeto, no entanto, foram reduzidos em apenas 8% - de 521 em 2021, caíram a 476 no ano passado. “É uma situação que acompanha o aumento do número de entregadores de aplicativos, alvos da nossa preocupação”, apontou a psicóloga e coordenadora técnica da DVST, Débora Araújo.

Acidentes de trajeto ocorrem no caminho do empregado, ao seu local de trabalho.

O PST é formado por representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, Cerest (Cetro de Referência em Saúde do Trabalhador) e INSS. Por meio da Divisão de Saúde do Trabalhador, a equipe multidisciplinar fiscaliza as condições de saúde e segurança do trabalhador no município.

28 DE ABRIL

No dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a DVST realiza uma campanha focada na questão, com orientações de cuidado no trânsito, e destaque para entregadores e motoristas de aplicativos. A sede da DVST fica Rua Farmaceutico Jacob Fanelli 660 , próximo ao Clube Gran San João, e o telefone é o 3442-5859.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login