“A urgência do isolamento me impulsionou a me encontrar”
Em uma casa selada, mãe e filho são obrigados a conviverem não apenas um com o outro, mas também com os seus sentimentos mais selvagens e viscerais. Nesse cenário não só repleto de medo, de memórias, de sonhos; como também de desejos e de vida pulsante, redescobrem a si mesmos, o mundo, o outro e as relações possíveis dentro de um contexto em que nada mais é como antes. Essa é a premissa do livro “Toda a água dentro da gente” escrito pela limeirense Denise Aparecida da Silva. O lançamento oficial acontece hoje, às 15h, na Casa Hera Coletivo. O evento contará com sessão de autógrafos, roda de conversa, exposições e DJ.
Em entrevista para a Gazeta, Denise revelou sua relação com a escrita. “Escrevo desde muito cedo (o bom clichê dos escritores), mas não me considerava escritora até muito recentemente. Sentia que eu estava muito longe de alcançar esse título. Por isso, escolhi seguir uma profissão que me preparasse ou me fizesse comer pelas beiradas o meu fazer-escritora”, disse.
Graduada em Letras pela Unicamp, resolveu se aprimorar ainda mais com o mestrado em Linguística Textual pela mesma instituição. “Paralelo a esse processo de estudo, fiz uma parceria com o Orienta para a Vida e criamos o Orienta Redação, no qual ministro aulas, principalmente, de redação para vestibulares e para concursos; mas pretendo iniciar o trabalho, também, com a escrita criativa. Sou mediadora do Leia Mulheres Limeira, projeto que estimula a leitura, o debate e a divulgação de livros escritos por mulheres, a partir ― principalmente ― da organização de clubes de leitura. Todos esses trabalhos e processos foram me reaproximando do escrever”, conta.
O romance recém-lançado é seu primeiro livro publicado. “Já havia escrito outros, mas não estava contente com o resultado, pois não tinha encontrado minha própria voz. Eu sentia que escrevia algo totalmente artificial e separado de mim. Então, a urgência do isolamento na pandemia me impulsionou a me encontrar. Nessa época, o que nos restava era o imaterial, os sentimentos selvagens, a proximidade com aqueles que amamos, principalmente a nossa família. Vivi tudo isso tão visceralmente no real que quis transpor para a escrita. Dessa forma, com base nos sentimentos, nas vivências e nos sonhos que experienciei nessa fase, construí os mosaicos que compuseram o livro e uma história que mostra que o mais importante em tudo isso é o amor - mesclado, sempre, a outros sentimentos -, que cultivamos uns pelos outros”, relata.
Para Denise, escrever esse romance foi um processo forte de união e de integração consigo e com aqueles que ama. “Quis levar para o resultado final um pouco dessa companhia que senti enquanto escrevia. Dizem que a minha escrita é muito sensorial, então quis que isso aparecesse além das palavras. Convidei o meu amigo Valter Gerlack, cujo nome artístico é Perpetomobila, para fazer algumas ilustrações para início de cada capítulo (no total, são 5) e convidei minha amiga, Verena Cavalcante (autora publicada pela Darkside), para me ajudar com uma leitura crítica/revisão e com a escrita da orelha. Isso sem contar, também, a partilha com os amigos e com a minha namorada, os quais me ajudaram com impressões e ‘pitacos’. Como um todo, foi um processo muito gratificante e fico imensamente feliz de poder compartilhá-lo agora, também, com os leitores”, destaca.
Antes do lançamento em Limeira, Denise promoveu um evento em São Paulo rodeada de amigos, familiares e fãs de seu trabalho. O lançamento foi um sucesso e ela espera repetir esse resultado neste sábado. Em primeira mão, a autora nos conta que já começou a trabalhar em mais um romance. “Feliz ou infelizmente, meu modo de me relacionar com o mundo é a escrita; é o que me movimenta. Então, já comecei a escrever o segundo romance, o qual pretendo lançar no ano que vem. O romance se passa em Limeira e versa sobre o processo interno difícil que Clara passa durante todo o aprendizado de como e de por que amar, principalmente após o avanço da doença de Alzheimer de sua esposa, Ana; quando, também, Clara se reaproxima da relação familiar com seus ancestrais, a qual foi desgastada durante a sua vida”, revela.
O livro “Toda a água dentro da gente” pode ser adquirido pela Editora Patua através do site: https://www.editorapatua.com.br/toda-a-agua-dentro-da-gente-romance-de-denise-aparecida-da-silva/p) ou diretamente com a autora através do e-mail (denise.apsilvaa@gmail.com) ou do Instagram (@deniseapsilvaa). Também será comercializado hoje no lançamento. A Casa Hera Coletivo fica localizada na Rua 9 de Novembro, 280 - Vila Cidade Jardim, Limeira.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login