Foto de capa da notícia

Câmara de Limeira aprova cinco projetos

Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Limeira, na sessão ordinária de segunda-feira, 15 de maio. Durante o Expediente, momento destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Câmara, foram lidos requerimentos e votadas moções. 

A Tribuna Livre, parte da sessão destinada à fala de cidadãos sobre assuntos relevantes para a cidade, foi ocupada por cinco munícipes que falaram sobre o aumento dos subsídios dos agentes políticos de Limeira, o Festival Jovens Águias, movimento LGBTQIA+, oferta de testes de carreira e cursos gratuitos e sobre o curso de Administração Pública da Unicamp.

Alunos do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) Unicamp participaram de uma atividade na Câmara e acompanharam a sessão ordinária. Eles fazem parte do projeto Interação Pública e do programa de Mentoria Universitária. A atividade foi organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, e pelos professores da Unicamp Rodrigo Ribeiro de Sousa, Oswaldo Gonçalves Júnior, Johny Henrique da Silva e Juliana Leite.

Subsídios

O munícipe Edvaldo Carvalho usou a palavra para falar dos projetos de leis aprovados que aumentaram os subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores a partir de 2025. Ele se disse a favor dos aumentos desde que primeiro os índices fossem aplicados aos salários dos professores e profissionais da saúde.

Jovens Águias

Já o professor Paulo Moraes, representou o Instituto Nesher para convidar os presentes a participar do festival Jovens Águias, que pretende tornar conhecidas e valorizar as atitudes benéficas de jovens da cidade de Limeira. “Se a mídia dá ibope para quem faz coisas horríveis nas escolas, temos que fazer o contrário e valorizar as boas iniciativas”. 

Movimento LGBTQIA+

Representando a Associação da Diversidade de Limeira (ADLIM), Maycon Marabez falou sobre o movimento LGBTQIA+. Ele lembrou que 17 de maio é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo e cobrou mais ações contra a LGBTfobia da Casa. Maycon também aproveitou a oportunidade para convidar toda a sociedade a participar da 1ª Mostra de Talentos LGBT da Cidade de Limeira e Região, que acontece no domingo, 21 de maio, a partir das 15h, no Parque Cidade. 

Cursos gratuitos

Beatriz Oliveira, representando o Instituto Beatriz e a Faculdade Multivix, divulgou a oferta de testes de carreiras e cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com a Escola Legislativa da Câmara. Além destes, ela também falou sobre os cursos preparatórios para o Enem, que visam preparar os jovens para o ingresso em faculdades públicas e particulares. Para se inscrever basta entrar em contato com a instituição. 

Unicamp

Finalizando as tribunas da noite, o professor da Unicamp, Rodrigo Ribeiro de Sousa, que acompanhou a visita dos alunos de Administração Pública, falou sobre o curso e sobre o projeto Interação Pública. “Este é um projeto que ajuda a  compreender as políticas públicas na prática, baseadas em evidências”, explicou. Rodrigo também destacou a importância da abertura do Legislativo para receber os alunos. “Estamos visitando a Câmara e aprendendo muito com todos vocês. A aproximação com esta Casa é mais do que desejável”, pontuou.

Confira como foi a votação:

Aprovado - Projeto da Mesa Diretora que dispõe sobre a admissão pela Câmara Municipal de Limeira, sem vínculo empregatício, de estudantes de nível superior, de cursos profissionalizantes técnicos e de ensino médio como estagiários.

Aprovado - Projeto de Lei do vereador Everton Ferreira (PSD), institui, no Calendário Oficial do Município de Limeira, a Semana da Educação Financeira no Ensino Fundamental da rede pública municipal.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar da Prefeitura que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar imóvel no Jardim Lagoa Nova ao Governo do Estado de São Paulo para implantação de unidade escolar estadual, mediante doação.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar da Prefeitura que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar imóvel no Jardim São Lourenço ao Governo do Estado de São Paulo para implantação de unidade escolar estadual, mediante doação.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar  da Prefeitura que autoriza o Poder Executivo Municipal a alienar imóvel no Jardim Monsenhor Rossi, remanescente de sistema viário, mediante investidura.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login