Foto de capa da notícia

Defesa Civil faz simulado de emergência em escola municipal  

 

Os 443 alunos da Emeief Limeira participaram na manhã de ontem do primeiro Simulado de Desocupação de Emergência da Rede Municipal. Segundo a Prefeitura, o treinamento será realizado em todas as 83 escolas municipais, como última etapa do Plano de Contingência da Educação. Elaborado pela equipe técnica da Defesa Civil, o documento reúne um conjunto de protocolos a serem adotados em caso de desastres, como incêndios e desabamentos, ou da presença de agressores ativos (atiradores). O treinamento foi acompanhado por autoridades.

 

"O simulado é a consolidação de um trabalho extenso, iniciado no ano passado, que inclui o treinamento teórico dos funcionários das escolas e a avaliação de risco de todas as unidades de ensino", destacou o diretor da Defesa Civil, Anderson Martins. De acordo com o diretor, a adoção do Plano de Contingência pela Prefeitura de Limeira tem atraído a atenção de municípios da região, como Iracemápolis e Mogi Guaçu, que enviaram representantes até a Emeief Limeira. 

 

ALARME DE INCÊNDIO

Após soar o alarme de incêndio, os estudantes do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental foram conduzidos por professores e demais funcionários à chamada "zona fria", um espaço onde permaneceram em segurança - no caso - o Ginásio de Esportes Vô Lucato. Na sequência, o Corpo de Bombeiros entrou em ação, com a chegada do caminhão à escola. Os bombeiros, então, desenrolaram a mangueira até o interior da unidade. Após o incêndio fictício ser controlado, foi a vez da Defesa Civil participar dos trabalhos, com a avaliação técnica das instalações e o aval para que os alunos retornassem ao prédio.

 

O diretor da Emeief, Nazareno Travaglini Júnior, destacou que no mês passado os professores e alunos passaram por um treinamento de brigada de incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. "Ações como essas são necessárias para preparar nossa equipe", afirmou. A aluna Sophia Guerra dos Santos, de 10 anos, também aprovou o simulado. "Quando tiver um incêndio de verdade, iremos estar preparados", disse.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login