Foto de capa da notícia

Dia da Indústria: atividade é a maior empregadora na região

 

 

Dados do Ciesp demonstram que setor é responsável por 38% dos empregos formais existentes nas quatro cidades

 

 

 

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia da Industria. A atividade, segundo dados do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) a atividade é a maior empregadora local, sendo responsável por 38% dos 109.740 empregos formais existentes nas quatro cidades. A regional do Ciesp compreende as cidades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

“As estatísticas demonstram com clareza o significado da indústria de transformação para a região. São 1.588 empresas, em áreas como de metal, máquinas, equipamentos e fabricação de diversificados produtos”. Os dados de empregabilidades são da última RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (IBGE).

O Ciesp ainda aponta que, de acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (IBGE), o setor, em março de 2023, mantinha na região 44.879 trabalhadores registrados. Este ano, verifica-se saldo positivo de 387 vagas. Em 2022, com 1.939 contratações, verificou-se superávit em termos de recursos humanos pelo terceiro ano consecutivo.

“São resultados relevantes, em especial se considerarmos as dificuldades enfrentadas pelo Brasil e o mundo nesse período, com pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia e baixo crescimento econômico nacional”.

A entidade aponta que a importância do parque fabril para a região, assim como para o Estado de São Paulo e o País, merece o reconhecimento da população e do poder público. “Com esse propósito, a Diretoria Regional do CIESP de Limeira realiza todos os anos, como também se observa em 2023, um evento muito especial no Dia da Indústria, 25 de maio. Comemoramos a data com ênfase e entusiasmo, pois ela reflete o talento, resiliência e dedicação de milhares de pessoas, das empresas e seus colaboradores, cujo trabalho agrega imenso valor à economia, ao Brasil e à sociedade”, conclui o texto.

 

PEQUENOS NEGÓCIOS

 

Dados do Sebrae mostram que o segmento vem crescendo nos últimos três anos no Estado de São Paulo, passando de 788.818 mil para 886.059 pequenos negócios quando comparados os registros ativos no mês de maio. Atualmente, 54,2% são da indústria de transformação (480.647), enquanto que 45,8% da construção civil (405.412).

Destas mais de 886 mil pequenas indústrias paulistas, 41,8% (370.254) são do segmento de serviços especializados para construção, seguido por confecção de artigos do vestuário e acessórios (9,5% ou 84.165 empresas); fabricação de produtos alimentícios (8,2% ou 72.248 pequenos negócios); e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 7,1% do total, o equivalente a 62.998 micro e pequenas empresas.

“O Sebrae-SP segue atuando de forma assertiva junto às micro e pequenas indústrias do Estado. Somente em 2022, os pequenos negócios do setor atendidos pela instituição declararam um aumento de faturamento médio de 9,8%. No ano em questão, a inflação do Brasil foi de 5,79% (IPCA-IBGE), o que atesta que essas empresas apresentaram um ganho real de receita”, informa.

 

Foto José Paulo Lacerda/ CNI/ Agência Brasil

Hoje é comemorado o Dia da Industria, atividade que mais emprega na região

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login