Foto de capa da notícia

Espetáculo retrata história real de mãe e filho em Limeira

A artista de Limeira, Soraia Costa, apresenta amanhã o espetáculo “Sete Cortes Até Você” no Teatro Vitória. A peça foi premiada na Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos (CCSP) e indicada ao Prêmio Shell de melhor dramaturgia. A apresentação acontece às 18h com entrada gratuita.

Soraia Costa volta aos palcos para uma única apresentação em Limeira. Com direção da própria autora, que está em cena ao lado do filho Valentino Manolo, a montagem atravessa questões atuais, como aborto, violência obstétrica, deficiência, eugenia, imigração, diversidade e representatividade. 

A peça também marca a estreia do filho Valentino Mando no teatro. O ator atuou nos últimos quatro anos em produções audiovisuais, sendo seu mais recente trabalho a série Escola de Gênios, do canal Gloob, onde faz o personagem Bruno, enquanto Soraia, após um período de 13 anos atuando corno fotógrafa e vivendo na Áustria, constrói um espetáculo a partir de sua gravidez.

Com provocação de Janaina Leite, Maria Amélia Farah, Eric Lenate e Erica Montanheiro, o espetáculo documental é baseado nos preceitos da performance autobiográfica com a utilização de materiais pessoais para elaborar sua argumentação. A montagem mostra o dilema de uma futura mãe, que descobre que seu filho virá ao mundo com vários problemas de saúde.

Confrontada com a possibilidade de interromper legalmente a gestação com quase 24 semanas, a mulher se vê diante de um dilema implacável. Soraia completaria as 24 semanas no dia seguinte à descoberta dos diagnósticos e tinha apenas 12 horas para fazer esta escolha. "Eu tive uma única noite para viver o luto do meu filho idealizado, da história perfeita que projetei para mim, até conseguir confrontar meu filho real, e aceitá-lo ou não", conta.

Mesmo com medo, ela decide continuar. A criança nasce prematura, com lábio leporino e fissura no palato, sopro cardíaco, atresia de esôfago, e é submetida à sete cirurgias nos primeiros quatro meses de vida. No total, até hoje, foram 17. No palco, mãe e filho, hoje com 15 anos, munidos de documentos, fotos, e vídeos captados ao longo deste período, contam suas versões desta história real e que acomete uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil.

Soraia tem uma emocionante história de vida e persistência. Em matéria recente para a Gazeta, ela contou que sofreu um derrame, ou AVC, e acabou perdendo os movimentos da mão direita. Mas, isso não foi pretexto para deixar seus sonhos de lado. “Eu fiquei com o lado direito do corpo paralisado, precisei de cadeira de rodas, esqueci como falar, ler e escrever e tive que aprender tudo de novo. E essa condição se tornou uma bandeira de representatividade a pessoas com deficiência. Uma das minhas militâncias é que elas possam ocupar espaço de liderança e ter o direito do seu mesmo lugar de fala, por isso que eu escrevo e dirijo porque acho que a gente também tem que ser dono das nossas narrativas”, afirma.

A atriz também tem uma carreira paralela de fotógrafa e videomaker. Desenvolveu seu portfólio em diversos países como Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Áustria e Brasil.  Seu fashion film “Der Metropol” foi indicado como Melhor Filme no 12° Festival de Moda e Fotografia de Viena e no Berlin Fashion Film Festival (BFFF) de 2012. Ela conta ainda que como artista, procura levar suas dores para as suas obras. “Sempre penso em transformar minhas dores em arte, em dissipá-las para o universo de forma que eu me cure e possa trazer uma cura para o mundo também, seja por meio do humor, da poesia, do belo enquanto estética, enquanto ideia e utopia”.

Soraia ressalta que por meio do seu trabalho procura “inspirar as pessoas a nunca desistirem dos seus sonhos, a amar sem medo, a repensar as intolerâncias e a forma com que nos relacionamos com o outro, para assim transformar a utopia de ‘mundo melhor e com mais equidade’ em ação". Ela convida a população de Limeira a prestigiar a peça. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/n, Centro. Não é necessária a retirada prévia de ingressos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451-6679.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login