Foto de capa da notícia

Etec Trajano Camargo comemora 70 anos em Limeira

 

 

Inaugurada em 17 de maio de 1953, instituição tem presença fundamental na história de Limeira

 

 

A Escola Técnica (Etec) Trajano Camargo celebra hoje 70 anos em Limeira. A instituição de ensino atua na formação de pessoas de Limeira e região no ensino médio e técnico e confirma sua importância na história do município. Em 2023, são mil alunos que estudam na instituição.
A direção destaca que, entre os diferenciais, está o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas. Projetos que são apresentados em feira na própria escola e também em feiras nacionais e internacionais, representando o Município, o Estado de São Paulo e o Brasil. “Os alunos e professores já trouxeram inúmeros prêmios para a escola e isso nos deixa muito orgulhosos”, comenta a diretora Adriana Justina Rizzo.
Muitos empresários e profissionais de destaque na cidade região iniciaram sua história profissional entre os muros da escola Trajano. “Com certeza guardam no coração os momentos aqui vividos, pois quem aqui convive, sente saudade e não consegue ficar indiferente a luz e a energia positiva que envolve a nossa querida Etec. Celebrar os 70 anos é uma alegria imensa. Nós, educadores, nos sentimos orgulhosos quando sabemos que alunos ingressaram em universidades e/ou conquistaram a vaga de emprego”, ressalta.
Entre suas funções, a Etec vem desempenhando importante papel no município e região, oferecendo ensino e mão de obra qualificada para as empresas.

CURSOS E EQUIPE

Na sede em Limeira, a escola oferece os cursos de Administração, Eventos, Eletroeletrônica, Mecânica, Metalurgia, Nutrição e Dietética e Soldagem. A unidade possui também classes descentralizadas em cidades da região.
Em Artur Nogueira, por meio de convênio com a Prefeitura, há o curso de Administração e Informática para internet.  Também com convênio com a Prefeitura, em Cordeirópolis, há o curso de Logística. Do mesmo modo, há classe em Cosmópolis com cursos de Administração e Recursos Humanos.
A equipe cita que o Centro Paula Souza tem parceria com a Secretaria de Educação e a Etec colabora com o ensino da parte profissional em algumas escolas: EE Castelo Branco, EE Paulo Chaves, EE Ely, EE Dom Idílio e EE Jamil em Cordeirópolis.
“Os alunos são a razão da escola existir. O que nós queremos é uma educação de qualidade para que eles tenham um futuro melhor, mas não podemos fazer isso sozinhos, precisamos da ajuda e colaboração de alunos, pais e do governo”.
Inclusive, a instituição está com Processo Seletivo para Professores por tempo determinado. São necessários docentes na área de Logística, RH e principalmente Informática. As inscrições são feitas diretamente no site do Centro Paula Souza (www.cps.sp.gov.br). Por meio do site é possível também obter todas as informações sobre os componentes curriculares. As inscrições se encerram no dia 24 deste mês.

A HISTÓRIA DO TRAJANO

De acordo com estudo histórico feito pela professora Marlene Aparecida Guiselini Benedetti, o colégio nasceu a partir da "Escola Profissional Mista Primária de Limeira" e adotou os programas que começaram a vigorar no país: o ensino de cursos técnicos em mecânica em geral, carpintaria, puericultura e corte e confecções em geral, os quais poderiam ser diurnos ou noturnos. E, anexos a esses os cursos de alfabetização. A empresa Machina São Paulo doou as primeiras máquinas e recebia os alunos para as aulas práticas. A duração dos cursos da escola profissional municipal era de dois ou três anos.

Em 1938, transferiu para o Estado os encargos da Escola Profissional Municipal Mista "Dr. Trajano Camargo", de Limeira e fixou sua extinção para 1939. Em 1944, foi criada a Escola Industrial "Trajano Camargo" com os cursos de Mecânica de Máquinas, de Fundição e de Máquinas e Instalações Elétricas e foi oficialmente inaugurada em 17 de maio de 1953.
A escola Trajano Camargo, seus cursos, professores e alunos, nas décadas de 1930 e 1950, foram objeto de estudo de projetos de pesquisa específicos, desenvolvidos em horas atividades disponibilizadas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, aos qual o colégio está integrado atualmente.

Neste ano, a escola optou por comemorações com o público interno visando tranquilidade aos alunos e pais diante de repercussões ligadas ao ambiente escolar.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login