Foto de capa da notícia

Limeira tem queda em números de denúncias contra o desmatamento

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) iniciou o mapeamento da Região Metropolitana de Piracicaba para monitorar áreas de risco, desmatamentos e outras ações que contribuem para o desenvolvimento de ações de planejamento das cidades. Limeira tem apenas 4.278 hectares de florestas, o que corresponde a 7% do território. A informação é do último levantamento do MapBiomas. 

Nas cidades de circulação da Gazeta, Cordeirópolis concentra apenas 6% de sua área em florestas, em Iracemápolis 8%, na cidade de Engenheiro Coelho apenas 7% e em Artur Nogueira, o total de florestas é o menor dessa região, com apenas 5% de hectares florestais. 

Em matéria divulgada pela Gazeta, a vereadora Mariana Calsa (PL) destacou que em 10 anos, o município de Limeira perdeu 16% de formação florestal e 14% da rede hidrográfica entre 2010 e 2020. "Enfrentamos nos últimos anos problemas com a seca prolongada e geada, que tem um grande impacto nos plantios como o da laranja, ainda muito importante para a economia de nossa cidade", destacou Mariana. 

O número de denúncias contra desmatamento também é preocupante. Apenas 19 queixas foram feitas no ano passado. O levantamento obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostra que entre 2018 e 2022 foram feitas 133 denúncias em Limeira. A população pode acionar o 156 na pasta da Secretaria de Meio Ambiente caso flagre alguma ação ilegal em áreas verdes. 

Em uma ação para tentar combater ações irregulares, a Prefeitura de Limeira adquiriu um drone, que irá auxiliar nas ações de fiscalização a crimes ambientais, como descarte incorreto de resíduos, desmatamento e parcelamento irregular de solo. O anúncio foi feito no mês passado. Ainda não há dados atualizados sobre o monitoramento na cidade. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login