Foto de capa da notícia

Quando é preciso buscar ajuda para realizar o sonho de ser mãe

 

 

Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução assistida, fala dos desafios e também as opções existentes na hora de engravidar

 

 

O Prof. Dr. Luiz Eduardo Campos de Carvalho é ginecologista e obstetra com mestrado e doutorado pele FCM/UNICAMP e especialista em Reprodução Assistida de FEBRASGO/AMB. Em sua rotina, o médico tem orientado mulheres e casais que buscam pelo resultado positivo de gravidez.

Ele comenta os desafios quanto ao avanço da idade e as opões existentes para os tratamentos e acompanhamento do casal.

“Realmente é algo fascinante e este é um dos principais motivos pelo qual atuo nesta área. Não tem nada mais gratificante e emocionante do que conseguirmos um resultado de gravidez positivo, de se ouvir o coração do bebezinho e de poder ajudar casais a realizar o sonho de gestação”.

 

Idade para engravidar: é algo real ou se tornou um tabu? A idade pouco mais avançada traz algum risco às mães e bebês?

Apesar dos avanços e tecnologias que ajudam os casais mesmo em idade mais avançada a engravidar, a idade é sim um fator que está diretamente relacionado à fertilidade. Tanto para homens quanto para mulheres, mas especialmente para as mulheres este impacto é maior. Além das chances de gravidez diminuírem significativamente, no caso das mulheres, principalmente após os 38 anos o risco de malformações e síndromes genéticas aumentam consideravelmente também com a idade. Além disso, o ressico de complicações durante o pré-natal também podem aumentar com idade principalmente risco de hipertensão gestacional. Diabetes e parto prematuro. A qualidade do sêmen também diminui com a idade, apesar do homem produzir espermatozoides a vida toda. E alguns trabalhos científicos mostram relação entre o autismo e a idade do homem.

Mulheres estão buscando engravidar mais tarde? Como percebe esse movimento em sua rotina?

Sim, percebemos hoje em dia que uma boa parte das mulheres acabam decidindo engravidar mais tardiamente, após os 35 anos de idade. Isto vem acontecendo por diversos fatores, entre eles, algo que é muito positivo para as mulheres e que tem a ver com a sua carreira profissional. Muitas mulheres estão conseguindo estudar, se qualificar, se especializar e, desta forma, alcançar destaque na sua vida profissional, mas este tempo dedicado à parte profissional, infelizmente cobra um preço em relação à fertilidade.

Quais os principais impedimentos para a gravidez hoje?

O principal fator associado à infertilidade é a idade, mas tem outros fatores que também estão associados a esta dificuldade. Entre eles, podemos destacar infecções por doenças sexualmente transmissíveis que podem provocar alterações nas trompas e na qualidade dos espermatozoides, e o estilo de vidas também interfere diretamente na fertilidade tanto das mulheres quanto dos homens, principalmente quando nos deparamos com pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Quais os avanços que a medicina traz neste sentido?

Hoje realmente temos várias tecnologias que ajudam os casais a realizarem o sonho de uma gravidez. Temos os tratamentos de reprodução assistida como a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro. Hoje podemos analisar por exemplo o embrião antes de colocarmos no útero e, desta forma, selecionar um embrião sem alterações genéticas como a síndrome de Down.

Quando é hora de buscar ajuda médica para quem busca engravidar?

Esta é uma pergunta muito pertinente pois vejo constantemente pessoas e casais que acabam perdendo um tempo precioso por não buscar a ajuda no momento oportuno. De uma maneira geral, baseamos mais na idade da mulher. Considere-se- natural em caso de mulheres com menos de 35 anos até um ano de tentativa e para mulheres com mais de 35 anos 6 meses de tentativa. Após este tempo é muito importante que este casal procure ajuda com um especialista em infertilidade para fazer uma avaliação adequada.

Qual principal orientação que dá às mulheres que desejam ser mães?

A principal orientação que daria hoje para uma mulher que deseja uma gravidez seria de programar a gestação com menos de 35 anos. Caso isto não seja possível uma ótima opção que existe hoje seria a possibilidade de congelar óvulos.

O congelamento de óvulos não garante 100% de certeza de uma gravidez, mas aumenta consideravelmente as chances. Isto porque de certa forma as chances vão estar associadas a idade que se congela os óvulos. Se você congelar os óvulos com 35 anos, mesmo que você tente engravidar com 40 anos, as chances vão ser de 35 anos

Portanto, quanto mais cedo eu congelar os óvulos mais chances eu tenho de uma gravidez.

Tem vivenciado histórias de dificuldade e que, após acompanhamento, é possível a gravidez? Como é a sensação neste momento?

Com certeza é possível sim ajudar os casais a conseguirem o sonho de uma gravidez. Como disse anteriormente, hoje temos vários tratamentos e tecnologias que vão ajudar a maioria dos casais.

Realmente é algo fascinante e este é um dos principais motivos pelo qual atuo nesta área. Não tem nada mais gratificante e emocionante do que conseguirmos um resultado de gravidez positivo, de se ouvir o coração do bebezinho e de poder ajudar casais a realizar o sonho de gestação.

Qual a importância dos companheiros neste momento de tratamento e busca pela gravidez?

O companheiro é fundamental na busca desde sonho!! Até porque, em até 50 % dos casais com infertilidade, podemos ter alguma alteração da parte masculina. Além disso, sempre digo que o casal precisar estar em sintonia pois algumas vezes o caminho para se atingir este sonho não é fácil.

Neste Dia das Mães, qual a mensagem que gostaria de compartilhar?

Mãe é aquela pessoa ímpar, que abre mão de tudo e se doa totalmente para que seu filho seja feliz, desejo muitas felicidades a toda as mamães neste dia tão especial!

Mas minha mensagem vai especialmente para aquelas mulheres que estão tentado engravidar e não conseguiram ainda. Nem sempre é fácil, mas quase sempre é possível o mais importante é saber que não está sozinha e procure ajuda de um profissional qualificado para ajudar a realizar este que talvez seja um dos maiores sonhos possíveis: ter um filho. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login