Foto de capa da notícia

Vistoria aponta problemas estruturais em unidades de Saúde

Em vistoria realizada pela Comissão de Saúde da Câmara de Limeira, foram observados diversos problemas estruturais na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Célia Salibe Zalaf Guarino e no Pronto Atendimento (PA) do Parque Hipólito. O objetivo ainda foi verificar como está o atendimento dos pacientes no local e se foi realizada a divisão da sala de espera do PA para o atendimento infantil e adulto.

Os vereadores da Comissão, Dr. Júlio César Pereira e Terezinha da Santa Casa (PL) foram recebidos pela coordenadora do PA, Rafaela da Silva, e pela enfermeira coordenadora da UBS, Doroti Alves.  O principal problema estrutural verificado pelos vereadores foram infiltrações em duas salas, a de inalação no PA, e o consultório odontológico 1 na UBS. As duas salas estão localizadas próximas a uma área de ventilação natural. 

Também foi observado pelo colegiado a necessidade de reformas no prédio e a separação da recepção do atendimento pediátrico e adulto no PA. Segundo Dr. Júlio, quando anunciado o fechamento do Pronto Socorro Infantil da cidade, foi informado à Comissão que as duas unidades que absorveriam o atendimento infantil teriam as entradas e salas de espera separadas para o atendimento adulto e infantil.

Um relatório sobre a visita será elaborado pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara e apresentado aos vereadores, para subsidiar questionamentos e solicitações de melhorias a serem enviados para a Secretaria de Saúde. 

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento adulto e pediátrico funciona 24h. Segundo a coordenadora Rafaela, são realizados cerca de 300 atendimentos por dia, sendo 60% adultos e 40% crianças. Dois clínicos gerais e um pediatra atendem até as 22h, após esse horário um clínico geral e um pediatra fazem o plantão. O local possui sala de atendimento de emergência, para casos graves, consultórios médicos adulto e pediátrico, sala de medicação e de inalação. A sala de inalação apresenta infiltrações na parede. Segundo a coordenadora, foi solicitada reforma no prédio, mas ainda está em processo de orçamento.

UBS

A UBS realiza cerca de 600 consultas médicas, 300 atendimentos odontológicos, 1 mil coletas de exames e 2.800 aplicações de vacinas por mês. São cinco médicos (ginecologista, pediatra, psiquiatra e dois clínicos gerais) e três dentistas realizando os procedimentos.

O local possui quatro consultórios médicos, dois odontológicos, uma sala de vacina, uma sala de curativos, onde também são coletados exames laboratoriais, uma sala de triagem de enfermagem, uma sala do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), uma sala dos agentes de saúde e uma farmácia. Na visita, os vereadores observaram que um dos consultórios odontológicos possui infiltrações na parede, falta ar condicionado nos consultórios médicos e também a necessidade de reformas no prédio para adequar melhor os espaços para melhor atender a população.

Todos os procedimentos na UBS são realizados por meio de agendamento. A coordenadora Doroti relatou que dos cerca de 600 agendamentos de consultas realizados, cerca de 150 pacientes faltam sem aviso de cancelamento.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login