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Alunos aprendem enquanto simulam Conferência sobre o clima  

 

Organização é do Projeto Asas, da Unicamp, e evento ocorreu no Cotil envolvendo 80 alunos

 

 

Ação organizada pelo Projeto Asas, organização educacional e de voluntariado associada à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), em Limeira, promoveu a primeira edição da Simulação de Plenário do Projeto Asas (SPPA). O evento ocorreu no Cotil e propôs a experiência de uma simulação da COP 26 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
O projeto, que vinha sendo desenvolvido desde o início do segundo semestre do ano passado, e foi concluído neste mês com a ação, abordou 80 alunos do 1° ano do Ensino Médio da instituição. A organização explica que, com isso, esses alunos, que foram divididos em duplas, assumiram os papéis de representantes políticos dos países presentes na conferência e simularam o debate acerca da questão das mudanças climáticas.
O debate objetivou a definição de políticas globais e acordos que visassem a solução da problemática tratada no evento e, assim, o desenvolvimento de medidas correspondentes ao desafio de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.
João Eduardo Assis Ramos, diretor de Formação do Asas informa que, além disso, um grupo de 10 alunos, que compunham o comitê de imprensa no debate, simulou a posição de jornalistas representantes de 5 grandes meios de comunicação globais e ficaram responsáveis pela realização da cobertura midiática do ocorrido. O debate, que durou cerca de 8 horas, foi dividido em 4 sessões e, no fim, foi concluído com sucesso mediante a entrega do Documento de Resolução do Comitê por parte dos representantes dos países presentes.
O projeto, comandado por Lucas Brizola, Yasmin Genesis e Isabel Borges (estudantes da Unicamp), propôs o primeiro contato de grande parte dos alunos presentes com o Model United Nations (MUN), que corrobora eventos acadêmicos onde os participantes são desafiados a simular a posição de diferentes países ou entidades do globo e a solucionar problemáticas relevantes e casos específicos da história real.

SENSO CRÍTICO

A equipe conta ainda que, esse foi, também, o primeiro projeto vinculado ao modelo em questão já organizado. O Asas, comenta, tem como objetivo central o desenvolvimento do senso crítico de alunos do Ensino Médio e Anos Finais do Fundamental, estudantes de escolas públicas, através da elaboração de ações pautadas em metodologias de educação não-tradicionais.
A organização, que surgiu em 2015, atua hoje em 5 escolas públicas da comunidade limeirense, realizando oficinas e organizando projetos, eventos e outras ações tanto pontuais quanto de longo-prazo. "Esse foi o projeto mais ambicioso já desenvolvido pelo Asas. É um prazer imensurável ver todo o esforço dedicado pelos membros à organização do evento no decorrer desses últimos meses sendo convertido no enorme sucesso que foi essa execução", disse João.
O evento resultou ainda na publicação 3 jornais por partes do Comitê de Imprensa, onde estão contidas as principais informações pertinentes à simulação. Houve, além disso, a certificação de todos os alunos presentes na conferência e a entrega de uma Menção Honrosa às 5 duplas que mais se destacaram ao longo dessa.
A equipe avalia que os alunos puderam, através desse projeto, desenvolver a sua capacidade de trabalho em equipe, oratória e comunicação, além de conhecer a estrutura da organização de conferências e eventos políticos da ONU de um modo mais fiel à realidade e entender melhor o posicionamento dos países espalhados pelo globo acerca da questão das mudanças climáticas. A organização declarou, ainda, que tem a pretensão de realizar novas edições do SPPA no futuro e que deseja leva-lo a outras instituições, faixas-etárias e abordar outros tipos de conferências através dele, como simulações judiciais ou relacionadas a eventos históricos, por exemplo.

 

Fotos Divulgação
Ação envolveu 80 alunos do Cotil e foi realizada pelo projeto ASAS

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