Empresários estão otimistas para o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa de grande relevância para o comércio e outros setores, que já se preparam para a data com muito entusiasmo, investindo em promoções, decoração especial e outras estratégias para atrair os clientes. No comércio, a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que o volume de vendas vai alcançar R$ 2,54 bilhões, descontada a inflação, praticamente um retorno ao período pré-pandemia de Covid-19.
Tradicionalmente, além do setor de vestuário, a data tem boa saída nos bens de consumo durável, como eletroeletrônicos de modo geral. Em Limeira, o comércio estendeu o horário de atendimento. Ontem, as lojas funcionaram até às 21h e hoje o atendimento será das 9h às 18h. A expectativa maior de vendas é no setor de vestuário e calçados. “Estamos otimistas com as vendas este ano. Por ser na segunda-feira, a expectativa de vendas é a de última hora, por isso vamos investir nas vitrines e promoções aos clientes”, disse a consultora de vendas Jenifer Lima.
RESTAURANTES
Os restaurantes da região também apostam em grande movimento para o Dia dos Namorados. Mesmo com a data comemorada em uma segunda-feira, a expectativa do setor é de um crescimento de 25% a 30% neste ano sobre a mesma data do ano passado, segundo levantamento realizado pela regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) junto aos municípios de sua área de atuação.
Para esse ano, os estabelecimentos estão adotando como estratégia a ampliação do período de comemoração, aproveitando o feriado prolongado e o final de semana para tentar reduzir as filas já normais no dia. A pesquisa realizada pela entidade junto aos associados da regional aponta que 82% dos comerciantes – quatro em cada cinco - esperam aumento no faturamento no Dia dos Namorados, em relação à mesma data do ano passado. O índice supera a expectativa nacional, que é de 79%. Dos que esperam aumento, para 60% do total o aumento deverá ser de até 30%.
Segundo a pesquisa da entidade, diversos restaurantes já começam a oferecer pratos comemorativos neste fim de semana. “Essa estratégia de antecipar a data teve início um ano antes da pandemia e está voltando neste ano”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas. “O dia 12 é a data de maior movimento no ano para as casas, o que acaba gerando filas de espera. Para amenizar esse problema para os clientes, elas estão retomando a ampliação da data, ainda mais neste ano, quando o Dia dos Namorados cai em uma segunda-feira”.
Para quem vai deixar para comemorar a data no próprio dia 12, a Abrasel sugere que os casais procurem saber antecipadamente se o restaurante escolhido oferece a opção de reservas, para evitar as filas de espera. Outra recomendação é que os casais procurem chegar com antecedência, já que a maior parte dos estabelecimentos funciona pelo sistema de ordem de chegada do cliente.
A data comemorativa também abre espaço para contratações, especialmente de temporários. “A maioria dos estabelecimentos ouvidos pretende contratar temporários para atender a demanda, já que muitos enfrentam defasagem em seus quadros, com a falta de mão de obra fixa”, explica o presidente da Abrasel Regional Campinas Outro dado levantado pela pesquisa aponta que 20% das empresas da região tiveram prejuízo em abril, maior que os 18% apontado em março. 42% tiveram lucro e 37% trabalharam em equilíbrio.
FLORES
O setor da floricultura também está com grande expectativa para o “Dia dos Namorados”, considerando o fato da data ser comemorada, este ano, em uma segunda-feira, o que aumenta a possibilidade do desembolso com flores e plantas ornamentais para presente. Isso porque, quando a data cai em finais de semana, geralmente os casais priorizam gastos com passeios, viagens e restaurantes.
As opções de flores e plantas são bem diversificadas e o faturamento do setor depende muito da escolha da variedade. Mas, na média, as vendas podem aumentar entre 15% e 20% se comparadas às semanas normais, segundo o diretor de Marketing do Ibraflor, Renato Opitz, e registrar um leve crescimento na comparação com o ano de 2022. O presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, William José de Wit, estima uma margem de até 9%, dependendo da região do país.
Vale lembrar que o primeiro semestre do ano é bastante importante para o setor porque 32% das vendas anuais da floricultura nacional ocorrem entre março e junho, meses nos quais são comemorados os Dias Internacional da Mulher, das Mães e dos Namorados. Desta forma, as campanhas se intensificam para o estímulo da demanda nessas ocasiões. “Mesmo com o frio tendo atrasado algumas produções, nossa expectativa é a de que o aumento das vendas fique próximo de 9% em relação ao ano passado em toda a cadeia, que envolve da produção até a comercialização para o consumidor final”, explica de Wit.
SHOPPINGS
As vendas devem crescer 5,2% este ano na comparação com 2022, aponta Pesquisa de Expectativas de Vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A previsão é de que os shoppings devem movimentar cerca de R$ 4,6 bilhões em vendas durante os dias 6 e 12 de junho.
A estimativa é que, neste ano, o ticket médio seja de R$ 190,00. Entre os produtos que devem se destacar na data comemorativa, estão chocolates, doces e joalheria para o público feminino e relógios e acessórios, calçados e artigos esportivos para o público masculino. Para ambos, espera-se ainda a busca por perfumaria e vestuário.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. "A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo na data, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período", comenta em nota.
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