Foto de capa da notícia

Justiça intima Prefeitura a apresentar exames de capivaras

 

A requerente da Ação é a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto; cidade registrou 1 óbito este ano

Cintia Ferreira

Uma decisão recente da Justiça determinou que a Prefeitura de Limeira comprove a realização de exames realizados em capivaras da cidade, em especial na região do Parque do Jardim do Lago. A requerente desta ação é a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto (Amaja). A Gazeta teve acesso ao documento assinado no último dia 5 pela juíza Sabrina Martinho Soares.

De acordo com o documento, a magistrada intima a Prefeitura de Limeira para que comprove a realização de exames de sorologia e nas capivaras e apresente o resultado. A notícia foi veiculada inicialmente pelo Portal G1.

A requerente desta ação é a Associação dos Moradores e o objetivo é identificar se há risco de febre maculosa na região devido a presença de cerca de 40 capivaras no parque que fica na região do Jardim do Lago e Jardim Aeroporto.

A determinação para que os exames fossem realizados ocorreu em 2022 também por parte da Justiça diante dos pedidos dos moradores da região à Justiça. O tema vem sendo tratado desde 2018.

SITUAÇÃO

A preocupação em relação à doença é constante nos moradores, no entanto, o momento amplia a necessidade de ações. Conforme a imprensa tem noticiado, quatro óbitos pela doença foram confirmados em Campinas após a realização de uma festa em fazenda do município.

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, fez um alerta para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio à 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve na região.

 

UMA MORTE

A Secretaria de Saúde de Limeira informou ao Portal G1 que registrou uma morte por febre maculosa em março deste ano. O óbito, que ocorreu em 16 de março, foi confirmado como causa da doença pelo Instituto Adolfo Lutz em maio.

De acordo com a pasta, o paciente de 17 anos era suspeito de várias doenças infecciosas que foram investigadas, mas foi diagnosticado com febre maculosa. A prefeitura notificou três mortes e 42 casos suspeitos da doença em 2022. Em 2023, até a última quarta-feira (13), foram notificados 14 casos suspeitos, oito deles descartados, cinco sem resultado de exame e um confirmado, sendo que o paciente acabou morrendo. 

RESPOSTA

A Gazeta questionou a Prefeitura de Limeira sobre a situação das capivaras em relação à intimação judicial, mas não houve retorno. No entanto, ao portal G1 o Município chegou a informar que há um processo de autorização para manejo dos animais. No entanto, até a tarde de ontem, não respondeu se já realizou o exame de sorologia, seu resultado ou quando o apresentará à Justiça.

Foto Daiza de Carvalho
Prefeitura deve apresentar exames sorológicos em animais de parque de Limeira

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login