Foto de capa da notícia

Limeira registrou uma morte por febre maculosa em março

A Secretaria de Saúde de Limeira informou ao g1 que registrou uma morte por febre maculosa em março deste ano. O óbito, que ocorreu em 16 de março, foi confirmado como causa da doença pelo Instituto Adolfo Lutz em maio. De acordo com a pasta, o paciente de 17 anos era suspeito de várias doenças infecciosas que foram investigadas, mas foi diagnosticado com febre maculosa. A prefeitura notificou três mortes e 42 casos suspeitos da doença em 2022. Em 2023, até a última quarta-feira (13), foram notificados 14 casos suspeitos, oito deles descartados, cinco sem resultado de exame e um confirmado, sendo que o paciente acabou morrendo. 

JARDIM DO LAGO

A Justiça exigiu que a Secretaria apresentasse um cronograma de exames de sorologia em capivaras do Parque Ecológico do Jardim do Lago para identificar se elas são hospedeiras do carrapato estrela. A medida foi tomada em uma ação civil pública movida pela Associação de Moradores de Amigos do Jardim Aeroporto, que solicitou a remoção dos animais do local em 2018. Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora constantemente a área e que espera autorização da Secretaria Estadual de Saúde para a realização da sorologia, requerido pelo sistema Gefau, sem a qual o manejo de espécie nativa é ilícito.

A Secretaria estuda uma estratégia para a sorologia junto à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a Sucen, e informou que qualquer ação nesse sentido requer um estudo e planejamento adequados. Não há registro de contaminação por febre maculosa na população da região e a Secretaria reitera seu compromisso em cumprir as orientações da legislação para proteger a saúde da população.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login