Foto de capa da notícia

  Moradora de Americana teria sido contaminada em Limeira

 

Prefeitura do Município informou ontem que considera caso de febre maculosa como importado

 

A Prefeitura de Americana confirmou na tarde de ontem um óbito por Febre Maculosa. No entanto, relata que a mulher, de 58 anos, teria sido contaminada em Limeira. O óbito estava sob investigação e a confirmação por meio de exames ocorreu nesta sexta-feira.
“A Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu, nesta sexta-feira (16), o laudo do Instituto Adolfo Lutz sobre um óbito que estava sob investigação, sendo positivo para a Febre Maculosa Brasileira. O caso é considerado importado, pois o local provável de infecção (contato com o carrapato) foi no município de Limeira, conforme informações da Vigilância”, citou em nota em seu site oficial.
Trata-se, segundo a Prefeitura, de uma moradora de Americana, de 58 anos. No dia 4 de junho, a paciente começou a apresentar sintomas que evoluíram, como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dores musculares e prostração geral. No dia 7 ela procurou atendimento médico no PA do Zanaga, sendo transferida posteriormente ao Hospital Municipal "Dr. Waldemar Tebaldi", vindo a falecer no dia seguinte.
O município vizinho disse que reforçou a campanha contínua que já realiza. “Estão sendo instaladas mais placas nos locais de risco e ampliadas as ações de conscientização por meio das redes sociais, cartazes e panfletos, além de um trabalho em parceria entre a Vigilância e a Secretaria de Educação, para levar o tema aos estudantes”.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, nove casos suspeitos aguardam confirmação laboratorial. Um deles participou do evento realizado na fazenda Santa Margarida, em Campinas, local das infecções que causaram quatro óbitos.

EM LIMEIRA

Conforme noticiado ontem pela Gazeta, a Secretaria de Saúde de Limeira informou ao Portal G1 que registrou uma morte por febre maculosa em março deste ano. O óbito, que ocorreu em 16 de março, foi confirmado como causa da doença pelo Instituto Adolfo Lutz em maio.
De acordo com a pasta, o paciente de 17 anos era suspeito de várias doenças infecciosas que foram investigadas, mas foi diagnosticado com febre maculosa. A prefeitura notificou três mortes e 42 casos suspeitos da doença em 2022. Em 2023, até a última quarta-feira (13), foram notificados 14 casos suspeitos, oito deles descartados, cinco sem resultado de exame e um confirmado, sendo que o paciente acabou morrendo. 
A Gazeta tentou ouvir a Prefeitura de Limeira sobre o caso do óbito em Americana, mas não houve retorno.

SINTOMAS

A equipe de Americana reforça que os principais sintomas da febre maculosa brasileira são febre de início súbito e geralmente alta, mialgia (dor no corpo) e cefaléia (dor de cabeça), podendo apresentar, além destes, náusea/vômito, manchas avermelhadas na pele, dores abdominais.
Além dos sintomas descritos, é importante ressaltar que os casos suspeitos normalmente tiveram picadas de carrapato e/ou frequentaram áreas de risco para a doença e/ou tiveram contato com animais silvestres ou domésticos. A doença tem alta taxa de letalidade, mas tem cura e o tratamento é feito por meio de antibióticos. Por isso, é fundamental buscar atendimento médico o mais rápido possível ao apresentar os sintomas.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login