Foto de capa da notícia

Ampliação de leitos na Humanitária é tema de reunião na Câmara

Em reunião com a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara, representantes do Hospital Sociedade Operária Humanitária e vereadores discutiram a possibilidade de ampliação dos atendimentos prestados pela entidade ao município para desafogar a superlotação de leitos na Santa Casa de Limeira.

 

Durante a reunião, os vereadores relataram problemas comuns na cidade quanto à falta de leitos para internação na Santa Casa, devido à grande demanda por atendimentos de emergência, conforme já relatado em reunião do colegiado no dia 1º de junho. Uma das sugestões propostas ao secretário de Saúde, Vítor Santos, naquela ocasião, foi transferir alguns atendimentos de média e baixa complexidade para o Hospital Humanitária, liberando os leitos da Santa Casa para a alta complexidade.

 

De acordo com o presidente da Humanitária, Eduardo César Dermonde, é desejo do hospital atender a essa demanda, mas para isso, segundo ele, é necessário que a Secretaria de Saúde inicie essa tratativa e determine aos dois hospitais quais atendimentos serão destinados a cada um. Ele também informou aos parlamentares que participou de uma reunião com o secretário, que solicitou 12 leitos de longa internação ao hospital e que esse pedido será atendido.

 

Os representantes da Humanitária também citaram a questão financeira como principal ponto para não haver ampliação dos atendimentos, uma vez que não há atualização da tabela do SUS de remuneração aos hospitais há mais de 20 anos e que os valores pagos por procedimentos cirúrgicos não são atrativos para os médicos. A gerente administrativa Inês pontuou aos presentes que os valores repassados pelo Ministério da Saúde não cobrem os custos dos procedimentos, o que gera um déficit financeiro para a entidade. No entanto, ela ressaltou que mesmo diante deste cenário, a Humanitária está fazendo o seu papel.

 

Outro ponto levantado por César foi em relação à capacidade de realização de partos pelo hospital. Ele afirmou que é necessário fazer conscientização nas Unidades Básicas de Saúde para que encaminhem os casos de baixa e média complexidade para a entidade, para desafogar o pronto socorro da Santa Casa e que o mesmo poderia ser feito, de acordo com ele, quanto às parturientes, uma vez que o hospital possui capacidade de dobrar a quantidade de atendimentos para essas mulheres, o que liberaria mais leitos na Santa Casa.

 

IAMSPE

 

Na última reunião do colegiado, os parlamentares receberam a demanda de uma munícipe, que pediu apoio para buscar a reativação do convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Os parlamentares aproveitaram a reunião desta quinta-feira para questionar se há interesse do Hospital Humanitária em atender o convênio do Estado. De acordo com o diretor comercial Eduardo, a entidade está disposta a conversar com o Iamspe caso o recurso financeiro seja suficiente para cobrir os procedimentos. 

 

Participaram da reunião os vereadores Dr. Júlio César Pereira (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária; participaram da reunião o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) e os representantes do hospital César Luis Dermonde, presidente; Eduardo César Dermonde, diretor comercial; Paulo Sérgio Hansen Martins, diretor técnico; Ivanildo Aparecido Machado Siqueira, assessor jurídico; e Irene Von Zuben, gerente administrativa. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login