Foto de capa da notícia

BRK destaca coleta de esgoto que ocorre em toda a área urbana

A coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o saneamento de qualquer município. A coleta consiste em recolher toda a água utilizada nos imóveis, proveniente de banhos, lavagem de louças, roupas e descargas de banheiros, e transportá-la por meio de redes coletoras de esgoto até as estações de tratamento, onde o efluente passa por processos para ser limpo e devolvido aos rios e córregos sem causar danos ao meio ambiente.    

Em Limeira, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 1.089 quilômetros de redes. Essa extensão é tão significativa que, se todas as tubulações fossem dispostas em uma linha reta, alcançaria quase a divisa com o Paraguai, ou ainda, seria possível realizar por sete vezes uma viagem de Limeira à capital São Paulo. A atual extensão é capaz de atender a toda a área urbana do município.    

No primeiro semestre de 2023, Limeira recebeu a extensão de redes de esgoto na região central e bairro Itaipu, num investimento para acompanhar o crescimento urbano da cidade. A BRK também adota o uso de tecnologia e realiza procedimentos de filmagem das tubulações de esgoto quando necessário. Com a inserção de uma câmera de vídeo-inspeção, que filma toda a parte interna da tubulação, é possível diagnosticar as reais condições das redes e, a partir da filmagem, iniciar a investigação para identificar rompimentos, entupimentos, localizar ramais de esgoto e poços de visita pavimentados, por exemplo.  

"A partir da filmagem interna das redes, conseguimos constatar com precisão a origem do problema quando este é existente e atuar de forma assertiva para sua devida resolução", explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.  

Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.  

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login