Foto de capa da notícia

Câmara abre inscrições para Vereadores Juniores

 

A indicação de dois alunos, um titular e outro suplente, deve ser feita pelas escolas até o dia 14 de julho

Estão abertas as inscrições para que alunos das escolas do ensino fundamental participem do projeto Câmara de Vereadores Juniores, da Câmara Municipal de Limeira. A indicação de dois alunos, um titular e outro suplente, deve ser feita pelas escolas até o dia 14 de julho.
Podem participar alunos de 12 a 16 anos, matriculados nas escolas públicas ou particulares de Limeira. Para inscrever os representantes, a escola deve encaminhar para o e-mail escolalegislativa@.limeira.sp.leg.br a ficha de inscrição e o Termo de Participação e Autorização de Uso de Imagem e Voz, que podem ser baixadas por este link, ou solicitadas por Whatsapp 19 98130 2736. Deve ser utilizado um formulário para cada aluno, contendo suas informações pessoais e indicando quem será o titular e quem será o suplente.
Caso o número de inscritos supere o número de 21 vagas, será realizado sorteio entre os participantes. A organização do projeto Câmara de Vereadores Juniores é feita pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão responsável, formada pelos vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Anderson Pereira (PSDB), Elias Barbosa (Podemos), Hélder do Táxi (MDB) e Terezinha da Santa Casa (PL), membros.
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem". 
Farão parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo. 
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.

PRÓXIMA SESSÃO
A Câmara divulgou ainda as discussões que ocorrem na sessão de amanhã, 3 de julho.  Quatro projetos estão na  e os trabalhos serão transmitidos ao vivo, a partir das 16h, pelos canais de comunicação da Casa no YoutubeFacebook e site, e pela Rádio Limeira FM 106,9. 
Serão votados: Projeto de Lei Nº 60/2023, de autoria da Prefeitura, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. (1º turno de votação); Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2022, do vereador Betinho Neves (PV), concede o Título de Cidadão Limeirense a Ubirajara Humaitá Ferreira e Projeto de Decreto Legislativo Nº 2/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a Waldomiro Jorge Ivers. Votam ainda o Projeto de Lei Nº 49/2023, da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Festa do Morango de Limeira.
Também é possível acompanhar a sessão presencialmente no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara, que fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para entrar no prédio basta apresentar documento de identificação com foto.

 

Foto Divulgação

Câmara divulga inscrições para vereadores juniores e itens da próxima sessão

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login