Foto de capa da notícia

Comércio não vai mudar expediente na Copa do Mundo Feminina

Mesmo com apoio do Governo Federal, que alterou o expediente de serviços públicos, o comércio de Limeira não anda animado para os jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol. O Sinecol – Sindicato dos Comerciários de Limeira também informou que não há previsão para mudanças de horário e de expediente para os jogos da Copa do Mundo Feminina. 

 

Nos serviços municipais, os horários de funcionamento da Prefeitura de Limeira serão alterados, conforme portaria publicada no Jornal Oficial. Na próxima segunda-feira (24), com o jogo Brasil x Panamá, o expediente no Paço Municipal (Edifício Prada) começa às 12h. No entanto, serviços essenciais, como os de urgência e emergência em saúde, atenderão normalmente. 

 

Na Câmara Municipal, nos dias em que a seleção brasileira de futebol feminino jogará nos meses de julho e agosto de 2023, o expediente se dará da seguinte forma: iniciar-se-á às 12 horas quando o jogo da seleção brasileira feminina de futebol começar às 8h; e iniciar-se-á às 11 horas quando o jogo da seleção brasileira feminina de futebol começar às 7h. A informação consta em ato da Mesa Diretora.

 

No documento, a Câmara Municipal de Limeira informou que em anos de realização da Copa do Mundo de futebol masculino, vem regularmente alterando seus horários e dias de trabalho, adequando-os também aos dias e horários de jogos da seleção brasileira de futebol. “Os Poderes Públicos devem prestigiar igualmente as modalidades esportivas praticadas também pelas mulheres, como, particularmente, é o caso da Copa do Mundo de Futebol Feminino”, destaca.

 

REGIÃO

 

Em Artur Nogueira, a Prefeitura informou que nos dias 24 de julho e 02 de agosto, o expediente das repartições públicas municipais iniciará, respectivamente, às 12 horas e às 10 horas. Dessa forma, os servidores públicos e funcionários terão a oportunidade de acompanhar e torcer pelo time brasileiro feminino durante os jogos.

Além disso, o decreto destaca a importância da copa como um evento esportivo de grande relevância e representatividade para o futebol feminino em âmbito mundial. "Reconhecendo a importância da igualdade de gênero e o incentivo à prática esportiva entre mulheres e homens, a Prefeitura de Artur Nogueira busca demonstrar apoio e engajamento com o esporte", pontuou a Administração Municipal.

Os serviços de caráter essencial à população, como a Polícia Municipal, Cemitério, Transporte Sanitário, Farmácia Municipal, Emergência e o Pronto Socorro, não sofrerão interrupções e funcionarão normalmente em regime de plantão ou revezamento, conforme a necessidade e o interesse público, conforme definido pelo secretário da pasta.

 

Em Cordeirópolis, a Prefeitura informou que não haverá alteração nos serviços públicos. Em Engenheiro Coelho, a assessoria de imprensa não conseguiu confirmar até o fechamento desta edição. Em Iracemápolis, na segunda-feira (24), o expediente será normal, porém, a Prefeitura já estuda alterar o funcionamento dos serviços públicos nos próximos jogos, mantendo apenas os de atendimento essencial.

 

 

 

Sindicato critica a Secretaria de Educação de Limeira

 

As servidoras da Educação se revoltaram com decisão de não alterar horários em razão da Copa do Mundo de Futebol Feminino nas escolas municipais. A justificativa, segundo o Sindsel, é o recesso escolar, porém, creches continuam funcionando neste período normalmente.

 

“A Secretaria de Educação teve autonomia para definir seu funcionamento e o secretário André de Francesco alegou que em razão do recesso escolar, não haveria necessidade de mudanças.

Vale salientar, porém, que apesar do recesso, as creches continuam funcionando e as profissionais seguem realizando seu trabalho diário.

 

“Não adianta alegar o recesso se as creches estão funcionando normalmente. Não faz sentido tudo ter parado em jogos masculinos da Copa do Mundo e agora a Secretaria de Educação ser excluída. Botion é responsável por isso a partir do momento em que não estendeu a decisão em decreto aos funcionários da Educação, dando autonomia para o secretário”, destacou Nicinha Lopes, presidente do sindicato.

 

Assim como a Educação, a Saúde também é serviço essencial. As Unidades de Saúde terão o horário alterado em razão dos jogos, portanto, o mesmo deveria ocorrer na Educação, sem precisar passar pelo responsável pela pasta. “No ano passado, na Copa do Mundo de Futebol Masculino houve a alteração nos horários em razão dos jogos, o que demonstra ainda mais o comportamento sexista do secretário, além da desvalorização da mulher dentro do esporte e da desimportância dada à figura delas como incentivo à outras mulheres e meninas”, disse.

 

Funcionárias questionaram a decisão e se revoltaram. “Em pleno século XXl esse machismo da administração pública. Como querem estimular as meninas com essa atitude patriarcal”, disse uma delas.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login