Foto de capa da notícia

Helion Verri é congratulado com o Troféu Sabedoria

 

 

O limeirense Helion Verri recebeu, recentemente, o Troféu Sabedoria, uma das grandes honrarias do Instituto Cultural Giuseppe e Anita Ganbaldi. O advogado, jornalista e comendador, atuou por muitos anos como delegado de polícia e foi Procurador Chefe da 15ª Região na Procuradoria Regional de Campinas.

Com vasta experiência, Helion é formado em Jornalismo pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero em 1963, de 1960 até 1972 trabalhou como jornalista profissional no Estadão e Folha de S. Paulo, e como redator no Diário Popular. Formado também em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) (1969) e membro da Arcadas (Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP), é mestre em Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (1995). De 1976 a 1992 foi professor universitário em Limeira e Campinas em cinco áreas na Universidade de Campinas (Unicamp).

O Procurador do Trabalho aposentado no Ministério Público da União, foi condecorado com a Ordem de Mérito do Trabalho, em 9 de agosto de 2001, pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF), na condição de Oficial. É ainda Cidadão Emérito da cidade de Jaú, título ofertado pela Câmara Municipal em 2002.

Em 2015, Verri foi condecorado pela Associação Brasileira de Liderança na qualidade de Comendador – Prêmio Excelência Qualidade Brasil, no Clube Militar, em São Paulo. Em 2017 recebeu condecoração de Comendador e tornou-se membro do Instituto Cultural Anita Garibaldi, em Porto Alegre (RS), entidade tradicional rio-grandense-do-sul que evoca a epopeia da brasileira considerada a “libertadora de dois continentes: América do Sul e Itália”.

Em 2016 fez curso de extensão em Direito Romano na Universidade Sapienza, fundada em 1303, em Roma, Itália. Verri também foi homenageado anteriormente pelo Instituto com o Troféu “Guerreiro”.

Em uma breve visita à Gazeta, Helion destacou sua paixão pelo jornalismo, por Limeira e por sua família. A história de Helion também envolve sua vocação na área de segurança. Em relato, atuou por 10 anos como delegado e conseguiu, junto ao ex-prefeito Fumagalli, inibir os furtos de objetos de crimes. “Generosamente, Sebastião Fumagalli atendeu o pedido para a aquisição de um cofre enorme. Foi preciso 8 homens para instalar o equipamento, mas foram tempos difíceis na cidade”, disse.

 

Em 1980 foi o primeiro Procurador Chefe da 15ª Região, na Procuradoria Regional de Campinas. Sem deixar Limeira, chefiava nesta época toda as cidades da região. Hoje coleciona diversas homenagens e prêmios por sua atuação. Também é autor de livros como “Palavra é Arte”, “Concurso Nacional de Novos Poetas”, “Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Palavras Abraçadas” (participação) e o “O Que Aprendi no Jornalismo”.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login