Vereadora pede campanha sobre proibição de “chumbinho”
A vereadora Tatiane Lopes protocolou um requerimento solicitando informações ao Poder Executivo sobre fiscalização da venda do produto “Temik 150”, conhecido como “chumbinho”. A parlamentar solicitou se algum comércio foi denunciado e/ou autuado por venda do produto e se há a possibilidade de fazer uma campanha sobre a proibição da venda e do uso desse produto para que a população e os comércios se conscientizem sobre os riscos e as penalidades decorrentes dessa prática.
Na justificativa, a parlamentar destacou casos constantes de envenenamento de animais e que recentemente, uma bebê foi hospitalizada e uma gata faleceu após comerem um biscoito com o veneno, na cidade de Piracicaba. “Notícias como essa, acendem a preocupação com o tema, sempre recorrente”, destacou.
Por tratar-se de um agrotóxico inseticida altamente tóxico, e por seu emprego em ambiente doméstico ser causa frequente de intoxicações, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, publicou em 16.10.2012 o cancelamento do registro do produto. Com o cancelamento, estão proibidos no Brasil a produção, a comercialização e o uso de qualquer agrotóxico à base de aldicarbe.
“Apesar disso, sua venda irregular persiste, sendo utilizado, muitas vezes, para envenenar animais domésticos. Nesse sentido, o requerimento visa acompanhar as providências tomadas pelo órgão fiscalizador e garante o poder constitucional de fiscalização desta vereadora, a fim de apurar as informações solicitadas, bem como serve de base para elaboração de políticas públicas”, disse.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login