Foto de capa da notícia

Alta no risco de queimadas acende alerta no período de estiagem  

 

Fogo pode atingir rede elétrica e, em Limeira, um caso foi registrado neste ano e quatro em 2022, diz Elektro

 

 

 

Com as altas temperaturas, crescem também o risco de queimadas que podem atingir a rede elétrica, impondo transtornos e riscos à população. A Neoenergia Elektro informou que, no primeiro semestre deste ano, há um registro de queimada enquanto que, em 2022, foram quatro.

A empresa é responsável pela distribuição de energia elétrica para parte das cidades localizadas nessas regiões, reforça a importância de cuidados especiais com a rede elétrica e medidas de segurança para prevenir acidentes relacionados às queimadas. “As altas temperaturas atípicas para o inverno e a falta de chuva aumentam os riscos de incêndios, principalmente, nas regiões Centro e Oeste do estado de São Paulo”.

A concessionária ressalta também que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. “Quando as chamas atingem à rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores podem ser danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento”, explica Guilherme Mafra, Gerente de Segurança e Saúde, da Neoenergia Elektro.

Segundo a empresa, ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente. A empresa destaca algumas orientações importantes como, por exemplo, evitar acender fogueiras ou queimar lixo próximo à rede elétrica. “Certifique-se de fazer isso apenas em locais apropriados e autorizados pelos órgãos competentes”.

Não se deve jogar pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca. “Certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo”, orienta.

Outra orientação é não soltar balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica.

“Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos”, é outra dica.

DISTÂNCIA

 

A empresa pede que seja evitado o uso de fogos de artifício em áreas próximas a vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios. “Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local”.

A concessionária também alerta para que, em caso de queda de fios ou postes de energia devido a incêndios, a população deve manter distância e acionar imediatamente a empresa pelo 0800 701 01 02.

 

Foto Divulgação/Cemig

Chamas podem atingir rede elétrica; quatro casos ocorreram em 2022

 

 

Operação Limeira Sem Fogo
é lançada para estudantes

 

Foi lançada nesta semana a operação Limeira Sem Fogo. A cerimônia contou com representantes do Executivo e Legislativo, Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros. O programa visa a prevenção e o combate as queimadas e aos focos de incêndio.

Alunos dos 4º e 5º anos da escola municipal Profª. Flora de Castro Rodrigues participaram do evento. Eles receberam gibis e cartilhas com informações sobre a operação, além de orientações sobre a atuação dos bombeiros. "Aprendi que se acontecer algum incêndio devemos ligar no 193 e manter a calma", comentou a aluna Marina Tirapelle, de 9 anos.

"O objetivo principal deste progarama é trabalhar a prevenção com orientações especialmente para as crianças que levam as recomendações aos pais e aos familiares", destacou o secetário Wagner Marchi.
A Prefeitura informou ainda sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um grupo de empresas que se coloca à disposição do município para auxiliar nas demandas de ocorrências relacionadas ao combate de focos de incêndios.

Os estudantes receberam, ainda, informações sobre os equipamentos utilizados pelos bombeiros. "O programa Bombeiro na Escola é um trabalho preventivo que ensina as crianças noções básicas de primeiros socorros e até algumas prevenções contra riscos domésticos", explicou o tenente Erik Dias Fernandes.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login