Foto de capa da notícia

Benefícios da musculação são mais complexos e duradouros que a estética

 

Educador físico comenta sobre a importância do exercício ser realizado de forma individualizada com apoio nutricional

 

O Fato & Versão deste domingo entrevista o educador físico Diego Torres, personal trainer especializado em nutrição esportiva e musculação e condicionamento. Praticante da modalidade desde os 14 anos e professor desde 2010, compartilha seu conhecimento sobre a musculação em prol do bem-estar, da qualidade de vida e da longevidade. Também mostra como a atividade vem sendo cada vez mais indicada pelos médicos para fins de reabilitação e mobilidade, além de contribuir nos tratamentos contra depressão, transtornos de ansiedade e até insônia. O uso de suplementos como aliados da saúde também é tema desta entrevista especial.

 

Para além da estética, quais os principais benefícios da musculação?

O aspecto estético talvez ainda seja um dos motivos que levam muitas pessoas às academias, mas os benefícios da musculação são extremamente mais complexos e duradouros. De maneira resumida, vale destacar que a musculação proporciona uma verdadeira adaptação fisiológica no organismo logo nas primeiras semanas de treino. Isso nos dá uma resposta positiva em frequência cardíaca, resistência a insulina, melhora nos índices dos exames clínicos, controle de peso, aceleração do metabolismo e aumento da massa magra. A liberação de hormônios, entre eles a serotonina, também é percebida logo nas primeiras aulas, resultando em bem-estar. Não por acaso a musculação também é associada aos tratamentos para doenças como depressão e transtornos de ansiedade. Portanto, diante de inúmeros benefícios físicos e mentais, a prática é cada vez mais recomendada pelos médicos.

De que forma a musculação contribui para amenizar os impactos naturais do envelhecimento?

Com o envelhecimento, naturalmente nós vamos perdendo massa muscular, é o processo chamado sarcopenia. E a musculação é capaz de estabilizar, reduzir ou até mesmo evitar essa perda, tanto em força quanto em massa muscular. Outra mudança decorrente do envelhecimento é a redução da mobilidade e a musculação também é decisiva para enfrentar esse processo natural. A título de exemplo, uma pessoa que pratica musculação terá muito mais condições de exercer suas atividades cotidianas e garantir sua autonomia física em detrimento de quem não faz, seja para subir em um ônibus, caminhar, dirigir, fazer tarefas domésticas, dançar, passear, enfim, impacta na vida como um todo.

Existe idade ideal para começar a treinar?

Não, desde que seja com um professor formado em Educação Física, em um ambiente qualificado, podendo até fazer exercícios adaptados para qualquer faixa etária, respeitando as características, as individualidades e os limites, sempre com muita responsabilidade.

Como a alimentação, associada ao uso de suplementos, pode viabilizar melhores resultados?

Para obter melhores resultados sem dúvida a alimentação tem que ser adequada, mas nem sempre conseguimos atingir a quantidade necessária de nutrientes durante o dia. Neste caso, de posse de exames para direcionar as decisões de maneira assertiva, podemos sim suplementar com itens específicos para a necessidade de cada um, evitando cair nas armadilhas dos modismos ou até mesmo colocando a saúde em risco. O ideal, para isso, é procurar um profissional nutricionista ou um nutricionista esportivo.

Qual a importância do treino personalizado, compatível com o perfil do aluno?

O treinamento personalizado tem como objetivo potencializar os resultados, aproveitar da melhor forma possível o tempo e a dedicação do aluno, respeitando sua individualidade, seu estilo de vida e seus objetivos. Estudos já conseguem provar que a maior parte dos praticantes de musculação tem dificuldade em acertar a carga em um determinado exercício ou não domina a forma correta de intensificar o treino. Por isso, o personal trainer tem técnicas e avaliações para um resultado mais eficiente. Com esse acompanhamento, pode surgir por exemplo o encaminhamento para a suplementação, caso necessário, como falamos anteriormente. Vale destacar que muitas vezes a suplementação que se pensa apenas para fins de musculação pode agregar outros benefícios, seja na pele, no cabelo, nas unhas, na preparação para a menopausa, andropausa, entre outras situações.

Em quais casos a musculação é indicada para fins de reabilitação? Como funciona um treino de reabilitação?

É crescente o número de pessoas com diferentes perfis que recorrem à musculação para fins de reabilitação em casos de pós-cirúrgico, problemas articulares, escoliose, além de alunos diabéticos e cardíacos ou com qualquer outra patologia que demandam um treino específico. Em todos esses exemplos, com exercícios específicos e compatíveis com aquele momento da vida da pessoa, é possível ter resultados. A musculação também tem papel preventivo. Uma pessoa que dirige várias horas por dia, uma pessoa que passa a maior parte do tempo sentada ou aquela que fica o tempo todo em pé ou com algum esforço repetitivo, tem demandas diferentes de treinos. Exercícios específicos, nestes casos, ajudam a lidar melhor com essas condições, fortalecem a musculatura e ajudam na prevenção de dores, inclusive as clássicas na coluna e nos joelhos. O que eu sempre digo é, não espere a dor começar para treinar. É possível se antecipar.

Gestantes também podem praticar a musculação? Quais os principais cuidados ou recomendações?

Sim, gestantes podem praticar musculação, principalmente se já treinavam antes. Os benefícios serão percebidos durante os nove meses e depois também. As restrições e as recomendações dependerão de cada aluna e irão variar, dependendo do tempo que essa mulher já treinava e da evolução da gravidez.

O que você diria para quem ainda resiste ou adia o início da musculação? Como encarar a musculação como atividade prazerosa, apesar das dores no dia seguinte?

A minha dica é: comecem a treinar o quanto antes! Vocês estarão investindo no que mais importa, que é a vida de vocês, seja ela no presente, seja no futuro. Se tiverem dúvidas, procurem se atualizar sobre a modalidade com quem realmente entende. Tenham uma frequência semanal de pelo menos três vezes na academia. Não confundam o professor de sala de musculação, que tem que tomar conta de vários alunos no mesmo horário, com o personal trainer que vai trabalhar com foco mais individual, particular. Não desistam devido às dores. Com o tempo, elas vão ficando mais suportáveis e a motivação surge quando os resultados começarem a aparecer. E eles não demoram. Se preparem para envelhecer. Se Deus permitir, esse é o destino de todos nós.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login