Campanha de vacinação antirrábica: Botion não cumpre lei desde 2019
A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal. Anualmente, a campanha de vacinação antirrábica ocorre em agosto, que é um mês já conhecido pela população para vacinar seus animais conta raiva. Porém, desde 2019, Limeira está fora da ação. Na região, as cidades de Artur Nogueira e Iracemápolis vem realizando campanhas. Ontem, a vereadora Constância Félix protocolou na Câmara duas proposituras acerca do tema. A vereadora Tatiane Lopes também solicitou informações sobre a demanda de vacinas em Limeira.
A resposta do Estado é que para obter os imunobiológicos necessários para uma possível realização de uma campanha, o município de Limeira deve contatar a Secretaria Estadual de Saúde para solicitar a vacina antirrábica animal. O município chega a oferecer doses de rotina, sob agendamento na Zoonoses, mas não chega a abranger toda a população.
Diversos municípios, como Artur Nogueira e Iracemápolis têm realizado anualmente ações para vacinar os animais contra raiva. Já em Limeira, isso não ocorre há mais de três anos, apesar de estar em vigor a lei de autoria do Dr. Julio. “Em 2018 a Prefeitura promoveu uma campanha que abrangeu 78 pontos da cidade. Entendo que as doses estejam disponíveis lá na Zoonose, mas é preciso que, pelo menos uma vez por ano, as pessoas tenham acesso à vacina no seu bairro. Não são todos que conseguem se descolocar com seus animais até o Centro de Controle. Então, tem sim que haver campanhas, mesmo que a Prefeitura precise dispor de recursos próprios”, diz Constância.
No documento protocolado por Constância, a parlamentar destaca o alerta do Butantan para as duas mortes por raiva em seres humanos registradas no Brasil neste ano, além da importância da vacinação em massa para cães e gatos para reduzir a circulação do vírus na população animal, diminuindo o risco de transmissão. “Segundo especialistas, a vacina antirrábica protege o animal e os seres humanos contra a “raiva”, doença letal que pode ser transmitida por mordida ou arranhões de cães e gatos infectados”, afirma.
LEI MUNICIPAL
A Lei Municipal 5.416/14, de autoria do vereador Dr. Julio, instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira a “Campanha de Vacinação Antirrábica”, a ser realizada anualmente, no mês de agosto, ou seja, o município vem descumprindo a norma. “Solicitamos que a Prefeitura de Limeira cumpra a Lei e realize anualmente a campanha de vacinação antirrábica gratuita, como foi feita no ano de 2018, por exemplo, que abrangeu 78 pontos da cidade”, destaca. A Gazeta questionou a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login