Limeira tem pior índice em sustentabilidade desde 2015
Limeira registrou uma queda no ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Com média de 59/100, esse é pior nível registrado desde 2015. Entre as avaliações mais baixas estão: indústria, inovação e infraestruturas, igualdade de gênero, proteger a vida terrestre e parceiras para implementação dos objetivos.
No ano passado, a cidade registrou 63,5. O índice permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
Também há pontos positivos nos índices de Limeira, sendo os destaques: água potável e saneamento, energias renováveis e proteção da vida marinha. Entre os pontos médios: erradicar a pobreza e a fome. Educação, saúde e trabalho digno também ficaram estáveis este ano. Ao todo, o índice é composto por 100 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.
ARTUR NOGUEIRA
Artur Nogueira foi a cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais obteve índices positivos no ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Em nível nacional, o município também avançou 603 posições, saindo da 1.334ª para a 731ª posição.
Das 20 cidades da RMC, 17 caíram no ranking. Enquanto isso, Artur Nogueira saiu de 51,3 pontos para 53,6 pontos. "Nosso município foi na contramão e avançou significativamente, graças à parceria entre a Administração e a comunidade local. Mantemos nosso compromisso em promover políticas públicas que colaborem com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de uma sociedade mais justa", exclamou prefeito Lucas Sia.
OS 17 OBJETIVOS
São ODS a serem alcançados pelas políticas públicas municipais até o ano de 2030: 1) erradicação da pobreza; 2) fome zero e agricultura sustentável; 3) saúde e bem-estar; 4) educação de qualidade; 5) igualdade de gênero; 6) água potável e saneamento; 7) energia acessível e limpa; 8) trabalho decente e crescimento econômico; 9) indústria, inovação e infraestrutura; 10) redução das desigualdades; 11) cidades e comunidades sustentáveis; 12) consumo e produção responsáveis; 13) ação contra a mudança global do clima; 14) vida na água; 15) vida terrestre; 16) paz, justiça e instituições eficazes; 17) e parcerias e meios de implementação.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login