Foto de capa da notícia

Limeira tem pior índice em sustentabilidade desde 2015

Limeira registrou uma queda no ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Com média de 59/100, esse é pior nível registrado desde 2015. Entre as avaliações mais baixas estão: indústria, inovação e infraestruturas, igualdade de gênero, proteger a vida terrestre e parceiras para implementação dos objetivos.

 

No ano passado, a cidade registrou 63,5. O índice permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.

 

Também há pontos positivos nos índices de Limeira, sendo os destaques: água potável e saneamento, energias renováveis e proteção da vida marinha. Entre os pontos médios: erradicar a pobreza e a fome. Educação, saúde e trabalho digno também ficaram estáveis este ano. Ao todo, o índice é composto por 100 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.

 

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.

 

ARTUR NOGUEIRA

 

Artur Nogueira foi a cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais obteve índices positivos no ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. Em nível nacional, o município também avançou 603 posições, saindo da 1.334ª para a 731ª posição.

Das 20 cidades da RMC, 17 caíram no ranking. Enquanto isso, Artur Nogueira saiu de 51,3 pontos para 53,6 pontos. "Nosso município foi na contramão e avançou significativamente, graças à parceria entre a Administração e a comunidade local. Mantemos nosso compromisso em promover políticas públicas que colaborem com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de uma sociedade mais justa", exclamou prefeito Lucas Sia.

OS 17 OBJETIVOS

São ODS a serem alcançados pelas políticas públicas municipais até o ano de 2030: 1) erradicação da pobreza; 2) fome zero e agricultura sustentável; 3) saúde e bem-estar; 4) educação de qualidade; 5) igualdade de gênero; 6) água potável e saneamento; 7) energia acessível e limpa; 8) trabalho decente e crescimento econômico; 9) indústria, inovação e infraestrutura; 10) redução das desigualdades; 11) cidades e comunidades sustentáveis; 12) consumo e produção responsáveis; 13) ação contra a mudança global do clima; 14) vida na água; 15) vida terrestre; 16) paz, justiça e instituições eficazes; 17) e parcerias e meios de implementação.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login