Limeira terá ato contra violência policial nesta quinta-feira
O Movimento Pretas confirmou um ato pelo fim da violência policial e de estado em Limeira. A iniciativa será nesta quinta-feira (24), às 18h, na Praça Toledo de Barros. Os protestos ocorrerão em todo o país. No dia 24 de agosto, comemora-se o aniversário de morte do advogado soteropolitano Luiz Gama, um ícone da resistência negra.
O ato também reforça por justiça para os líderes quilombolas Yalorixá Bernadete e seu filho Binho. Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada na noite desta quinta-feira (17), em Simões Filho. Bandidos armados invadiram o terreiro, amarraram pessoas e executaram a tiros a ialorixá e líder da Comunidade Remanescente de Quilombo Pitanga de Palmares.
Segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2022, foram registrados 47.508 casos e 76,5% das vítimas eram negras. Os dados constam da última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A entidade destaca que os negros são o principal grupo vitimado pela violência, independentemente da ocorrência registrada, e representaram 83,1% das vítimas de intervenções policiais.
O encarceramento em massa de pessoas negras também segue a todo o vapor. No ano passado, o Brasil atingiu proporção recorde de negros no sistema carcerário, um total de 442.033 pessoas. A parcela equivale a 68,2%.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login