Limeirense é semifinalista em concurso da Associação de Engenheiros do ITA
Aos 14 anos de idade, o estudante Diogo Vitor de Oliveira coleciona premiações em concursos e olimpíadas cientificas. O aluno da Escola Estadual Lázaro Duarte do Páteo de Limeira acaba de se tornar semifinalista do Prêmio Sócios-Mirins AEITA 2023. Os vencedores vão participar de uma visita a São José dos Campos, em São Paulo, polo aeroespacial brasileiro do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e um ano de mentoria científica.
Diogo e mais 34 pré-selecionados de todo o país vão passar ainda por uma entrevista online. “Quando recebi a notícia levei um tempo para acreditar, foi bem inesperado, mais fiquei extremamente feliz com essa oportunidade de ser uns dos 35 de todo país”, disse em entrevista para a Gazeta.
O Prêmio Sócios-Mirins é um projeto que busca selecionar 10 crianças que sejam destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aerospacial ou tecnológico para fazer parte de um seleto clube de jovens talentos brasileiros, com o benefício de poder conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro.
“Minha expectativa é ser um dos finalistas com toda certeza, mas só de estar entre os semifinalistas já é uma grande honra, pois assim eu posso demonstrar através do exemplo aos meus amigos e principalmente aos alunos de escolas públicas que existem muitas oportunidades para quem se esforça”, destaca.
No ano passado, Diogo e o irmão mais novo, Tiago, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A equipe dos limeirenses, juntamente com os pais, é caçadora de asteroides em um programa da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Eles identificaram quatro corpos celestes, que agora serão analisados por pesquisadores da agência espacial norte-americana.
Sua primeira conquista foi aos 7 anos de idade. Hoje, o limeirense já conquistou 13 premiações em concursos e olimpíadas cientificas. O resultado da premiação será divulgado até o dia 31 de agosto. “Vale a pena buscar o conhecimento, pois Deus abençoa tudo o que você faz de todo o coração. Espero ser finalista e levar essa mensagem e todo o conhecimento que eu obtiver para mais e mais pessoas”, disse o limeirense.
A AEITA é a associação que reúne os mais de 6 mil engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Foi fundada em 1954 e tem por objetivo primeiro fomentar o engrandecimento da Escola, sendo ponto de encontro entre os ex-alunos e sua alma mater. De forma mais ampla, busca ainda fomentar a tecnologia aeroespacial no Brasil, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login