Foto de capa da notícia

Projeto “Retribuir” resgata alegria na escola Waldemar Lucato

A Emeief Dr. Waldemar Lucato em Limeira deu boas-vindas aos seus 760 alunos de uma forma bem diferente. Com o retorno das aulas na rede municipal nesta segunda-feira, a unidade localizada no Jardim Roseiras também inaugurou oficialmente a revitalização dos espaços através do projeto “Retribuir”, do Centro de Ressocialização de Limeira e do Conselho de Comunidade da Vara das Execuções Penais de Limeira, que promove a inserção dos reeducandos em ações sociais e programas de revitalização de espaços públicos.

 

Por intermédio da vereadora Mariana Calsa e do chefe de gabinete Vinícius Boer, o CR encaminhou oito reeducandos para executar a pintura, sob a orientação da artista plástica Juliana Gonçalves. O transporte dos reeducandos ficou a cargo da Secretaria de Educação. Já as tintas foram adquiridas pela própria escola. A iniciativa teve apoio do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal e surgiu do empenho da diretora Paula Furine e da comunidade escolar.

 

O muro externo ganhou uma paleta de cores variada, indo do amarelo e passando pelo verde, azul, vermelho e laranja. No chão ao lado da quadra, há agora um circuito e o desenho de uma amarelinha. Os brinquedos do playground também receberam cores vivas. Além disso, uma horta ocupa agora um dos espaços da escola, trabalho realizado pelo vereador Betinho Neves.

 

Segundo a diretora, foram duas semanas de muito trabalho e dedicação. “O ambiente escolar é um espaço ímpar, de desenvolvimento dos alunos e proporciona oportunidades educativas que só o espaço escolar é capaz de fazer. Essa ação de revitalização está prevista no projeto pedagógico da escola e nós começamos uma ação bem pequena, lá em 2021, quando começamos a revitalizar o muro externo. Isso diminuiu o vandalismo, as pichações e também está transformando o nosso bairro, além de transformar a nossa escola”, destacou.

 

O diretor do CR, Fernando Gonçalves, destacou a importância do projeto, não só para reinserção desses jovens na sociedade, mas para a comunidade escolar. “Esse projeto possibilitou desenvolver essa parceria tão bonita com a nossa cidade, com a nossa sociedade, afinal de contas, o CR de Limeira trabalha pela nossa cidade, trabalha por Limeira e por uma Limeira mais justa”, destacou. A atividade, além de possibilitar ocupação laborterápica aos reeducandos, contribui com a população de uma forma geral.

 

Os alunos aprovaram as mudanças. Lyndsan Lara de Freitas, de 9 anos, resumiu suas impressões sobre a ação. “A escola está mais divertida”, disse. Esther de Oliveira Rodrigues, de 10 anos, também gostou do trabalho. “Agora, a escola tem mais ‘cara’ de criança”, afirmou. A vice-prefeita, Erika Tank, também falou sobre os benefícios da nova identidade visual. “A repaginação da escola certamente irá estimular o aprendizado, nesse sentido, essas parcerias são muito bem-vindas”, enfatizou. “Parabéns a todos os responsáveis por transformarem a volta às aulas em um momento tão especial”, completou.

 

Com informações da Prefeitura

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login