Foto de capa da notícia

Proposta visa homenagear religiões de matrizes africanas

 

 

A vereadora de Limeira Isabelly Carvalho (PT) protocolou ontem o Projeto de Lei 120/2023, que institui o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado em 21 de março. O projeto prevê a possibilidade de realização de premiações, eventos comemorativos e culturais, entre outras atividades. A iniciativa acompanha a Lei Federal 14.519/2023, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do ano.

Na justificativa, a vereadora argumenta que mais de 3 milhões de brasileiros (1,5% da população do País) declaram o Candomblé como sua religião. O Candomblé se popularizou pelo Brasil a partir dos anos 1960, e Limeira é um desses locais em que há expressiva atuação de religiões de matrizes africanas.

Para a vereadora, será uma oportunidade de homenagear as tradições e religiões trazidas pelos africanos ao Brasil e de divulgar a História e a Cultura Afro-brasileiras. “A conscientização é um passo importante que irá levar ao respeito à diversidade étnico-racial e contribuirá para o combate ao racismo e à intolerância religiosa”, ressalta Isabelly.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login