Foto de capa da notícia

Sindicato denuncia sobrecarga de trabalho na Rede Municipal

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira se manifestou sobre as denúncias que alguns monitores vêm sofrendo em Limeira. O sindicato explicou sobre a sobrecarga de trabalho dessa categoria, falta de funcionários e outras questões que impactam a execução de trabalho dos monitores.

 

Recentemente a gazeta relatou que houve uma denúncia contra uma monitora de um centro infantil no Parque Victor d’Andrea (Cecap). “Há queixas e denúncias de pais no que diz respeito a conduta de monitores e falta desses profissionais”, disse. O SINDSEL reforça que essa é uma cobrança antiga do sindicato ao governo municipal, pois nos últimos anos houve um aumento no número de crianças na rede. Outra questão abordada pelo sindicato foi o aumento no atendimento a crianças com necessidades especiais.

 

“Esse atendimento a criança com deficiência – física ou cognitiva – é direito e defendido pelo sindicato, mas é necessário que o poder público olhe para essa categoria de servidores que precisa de respaldo e maior mão de obra para prestar atendimento de qualidade a todas as crianças, independentemente da necessidade individual de cada uma”, disse.

 

O fator de aumento no número de crianças sobrecarrega as unidades, que acabam tendo menos recursos, inclusive de locais para brincadeiras e atividades. “O município precisa garantir condições de trabalho para esses monitores, bem como ambientes adequados para as crianças”, disse.

 

O SINDSEL orienta e pede que os pais que precisarem realizar algum tipo de queixa ou denúncia, se dirijam primeiro à unidade escolar para conversar com a direção. “Os pais têm todo direito de apurar os fatos, mas é preciso ter o devido cuidado com os profissionais também, já que muitas vezes o fato cria uma onda de ódio. Esses fatos colaboram para as ameaças que esses profissionais vêm sofrendo, tanto física, quanto psicológica.

 

“O poder público garante a investigação dos fatos em caso de denúncias. Por isso, quando fazê-la, é importante que seja pelas vias legais e de forma justa para que, se assim o município entender, seja aberta uma sindicância e constatando má conduta do servidor, ele perde seu cargo. Reforçamos mais uma vez, a necessidade do governo de Limeira olhar para a categoria de monitores e fornecer condições de trabalho dignas para esses profissionais que passam a maior parte de seus dias cuidando de nossas crianças”, destaca.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login