Foto de capa da notícia

Sindicato quer professores de Educação Física nos Jogos Escolares

O Sindsel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira) protocolou um ofício solicitando a Secretaria Municipal de Educação, ao Conselho do FUNDEB e ao Conselho Municipal de Educação, a participação de especialistas em Educação Física no acompanhamento de seus alunos nos Jogos Escolares de 2023, que começam amanhã.


No ofício, a entidade detalha que o pedido, além de solicitar a presença dos docentes nos Jogos, também inclua profissionais eventuais nas escolas para os alunos que não participarem do campeonato.


Até 2016, era possível que a unidade escolar solicitasse um profissional eventual para substituir o professor que se ausentava para acompanhar os alunos. A partir de 2017, houve a retirada dessa solicitação, impactando diretamente na vida escolar dos alunos e da jornada dos professores e por essa razão, passaram a ocorrer acordos internos para garantir a participação dos alunos nos Jogos Escolares.


Em 2022 houve a possiblidade de chamar esses professores eventuais para suprir as necessidades dos alunos que estavam nas escolas, por essa razão, acreditávamos que o assunto já era uma pauta solucionada e que neste ano não haveria problemas quanto a logística de professores para acompanhar os alunos nos Jogos, mas também de outros para continuarem o trabalho especializado nas escolas, o que não foi aplicado, já que não houve a autorização para contratação dos eventuais em 2023.


O Sindsel reforça que os Jogos Escolares são de extrema importância para o currículo escolar do aluno, com cunho pedagógico e esportivo necessário para o bom desempenho do estudante, aprimorando suas habilidades físicas, comportamentais e sociais.


"É uma falta de respeito com os profissionais que, mesmo sem estrutura, preparam as crianças. É também falta de responsabilidade com a aprendizagem dessas crianças. Os Jogos Escolares representam um momento muito importante para o desenvolvimento global dos nossos estudantes, propiciando um desenvolvimento interdisciplinar", destacou Nicinha Lopes, presidente do sindicato.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login