“Vikings e o Reino Saqueado” é destaque na Praça Toledo Barros
A Cia Os palhaços de Rua traz o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”, na Praça Toledo Barros, às 14h. A peça compõe o XVII Festival Nacional de Teatro de Limeira, apresentando ao público os palhaços Batata Doce e Turino, dois atrapalhados imersos na cultura nórdica.
Encenado, dirigido e produzido por Adriano Gouvella e Lucas Turino, o espetáculo pretende trazer ao público o encontro entre a cultura nórdica viking e a milenar arte do palhaço como proposta estética e base para a discussão de relações humanas envolvendo poder e questões sociais. Estabelecendo assim, uma conexão com os dias atuais utilizando como ferramenta o circo, o teatro de rua e a cultura viking por meio da figura do palhaço.
Na sinopse, os palhaços Batata Doce e Turino estão agora imersos na cultura Nórdica, se apresentam como atrapalhados guerreiros Vikings voltando a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. Ao chegarem a seu reino se deparam com sua rainha destituída e o trono tomado por Duques. O desafio dos Palhaços-Vikings é retirar os Duques do poder e devolve-lo para o povo. Para isso, vão se utilizar de suas ferramentas circenses construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público.
A Cia. Os Palhaços de Rua é uma companhia de teatro e circo da cidade de Londrina - PR que desenvolve desde 2013 pesquisas na área da comicidade com enfoque na arte do palhaço. Em 2023 a cia completa 10 anos de existência, tendo sua origem a partir do encontro dos atores-pesquisadores Adriano Gouvella e Lucas Turino que já traziam consigo suas experiências na área do teatro, circo, performances, cinema, capoeira e yoga, e se encontraram no bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, em mesmo ano. A Cia. possui em seu repertório três espetáculos, uma contação de história e diferentes oficinas. Já se apresentou e ministrou cursos em inúmeros festivais, e mostras artísticas pelos estados do: Acre, Rondônia, Paraíba, Pernambuco,
Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, realizando mais de 300 apresentações de seus espetáculos recebendo vários prêmios e críticas do júri especializado.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login