Foto de capa da notícia

CIESP: “Jovens precisam voltar a se encantar pela indústria”

Desde sua inauguração em 1981, o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Limeira colabora para a expansão e modernização da economia em busca de melhorias e parcerias que resultem em benefícios para os empresários, trabalhadores e comunidade. A regional atende e defende os interesses das indústrias dos municípios de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

 

Entre as ações promovidas pela entidade para tentar minimizar esse problema, está a realização de constantes cursos, palestras, visitas e eventos em geral que promovem capacitação e atualização profissional. Em entrevista, os diretores Renato Laranjeira e Marcos Antonio Ribeiro Bozza enfatizaram que a entidade tem importante contribuição nas áreas de segurança, educação e desenvolvimento da cidade de Limeira, participando de eventos, comitês e grupos de trabalho que discutem e fazem planejamentos que atendam as necessidades da população e tem defendido a importância de os jovens se apaixonarem pela indústria como forma de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

 

Segundo a diretoria, o segmento tem oferecido os melhores salários e capacitação aos profissionais que desejam ingressar nesse setor estratégico, mas os jovens precisam “se encantar” novamente e impulsionar o mercado de trabalho. “A indústria é um dos pilares da economia. É responsável por gerar empregos, impulsionar a inovação tecnológica e contribuir para o crescimento do país. No entanto, muitos jovens ainda veem a indústria como um setor antiquado e pouco atrativo, preferindo atuar em áreas de serviços. É fundamental mudar essa percepção e estimular os jovens a se apaixonarem pela indústria. Hoje a maioria das indústrias apostam em automação e tecnologia. Nós temos capacitações, temos demanda no mercado de trabalho, mas falta o jovem entender que ele não vai trabalhar em ‘chão sujo’. Além disso, o setor oferece os melhores salários e crescimento na carreira”, destaca.

 

Renato destacou a importância da parceria e das capacitações oferecidas pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Nosso objetivo é continuar formando quadros profissionais altamente qualificados, fomentar as pesquisas na área e fortalecer o ecossistema de inovação na região, especialmente através do estreitamento ainda maior entre as escolas e o setor industrial da cidade e região”, reforça.

 

A parceria entre a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) e o Ciesp Limeira acontece desde a instalação da universidade no município.  A parceria é voltada às empresas, principalmente do setor industrial. Essa interação é fundamental, pois a universidade detém o conhecimento e as indústrias buscam solução para suas demandas. Um dos projetos citados é o de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com uma importante contribuição dos alunos da FCA em problemas levados pelas empresas. As empresas esperam uma solução que, vinda de alunos da Unicamp, se espera que sejam inovadoras. E assim as empresas implantam o projeto.

 

O resultado desse trabalho, que está sendo concretizado, é a grande esperança do Ciesp para que as indústrias de Limeira e região aproveitem este potencial de conhecimento vindo dos alunos da Unicamp e a universidade, por outro lado, proporciona esta integração de seus alunos com empresas. “As empresas associadas são convidadas a participar e eles precisam apenas apresentar problemas do seu dia-a-dia para estudo e elaboração do TCC dos alunos dos cursos de engenharia de manufatura e produção da universidade. O projeto é realizado com supervisão e monitoramento dos professores e não tem nenhum custo. Desde 2017 mais de 600 alunos já participaram, mais de 25 empresas e mais de 50 projetos foram desenvolvidos. “A tecnologia está na indústria, os melhores salários estão na indústria e o melhor plano de carreira. Para o jovem imediatista às vezes falta interesse, mas a cidade oferece capacitação gratuita através do SENAI, oferece uma gama de segmentos, desde matéria-prima até logística, o que falta é ele se encantar pela carreira”, finaliza.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login