Foto de capa da notícia

Estudantes de Limeira conquistam ouro em Olimpíada de História

Mais de 1,1 mil estudantes de todo o país estiveram na Universidade nos dias 26 e 27 de agosto para participarem da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, 340 equipes formadas por professores e estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares de todo o país vieram para a final em Campinas.

 

A equipe olímpica do Colégio São José de Limeira, formada pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, João Pedro do Carmo Denardi, Manuela Cardoso e Vinicius Vieira Armbruster orientados pela professora de História Lizandra Meyer Ferraz Pascon, conquistaram a medalha de ouro. A Olimpíada teve início em maio desse ano, com aproximadamente 30 mil equipes de todos os estados. Desde o início, foram seis longas fases classificatórias para a aprovação das equipes finalistas.

 

A equipe medalhista de ouro do Colégio São José foi a única equipe classificada na região para a grande final presencial. Na cerimônia de premiação, foram distribuídas 75 medalhas para as equipes finalistas sendo, apenas, 15 medalhas de ouro. O Estado do Ceará, seguido dos Estados de São Paulo e Pernambuco foram os três Estados que acumularam o maior número de medalhas, respectivamente, 18, 11 e 11.

 

Nesse ano, a Olimpíada Nacional em História do Brasil abordou a questão indígena no Brasil como tema principal e os alunos puderam aprender, discutir e dissertar sobre esse importante assunto que fez e faz parte da História de nosso país. “Parabenizamos a equipe de alunos e a professora pelo desempenho em mais uma conquista do Colégio São José”, reforçou a escola.

 

O prêmio é um reconhecimento aos docentes pelo empenho no apoio ao ensino e à divulgação científica em História. Também uma homenagem a Joan Botelho, professor do Maranhão que faleceu em decorrência da covid-19, em abril de 2021, e que foi um importante apoiador da ONHB, participando desde as primeiras edições.

 

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login