Fila por vagas em creches de Limeira ultrapassa 1,6 mil
Em última listagem publicada pela Secretaria de Educação, o município de Limeira ultrapassou 1.600 crianças aguardando uma vaga em creche. Segundo informações do vereador Waguinho da Santa Luzia, a pasta oferece hoje 200 vagas para atender a demanda e 100 vagas em Bolsa Creche, ou seja, apenas 300 vagas para atender 1.632 crianças.
Na última sessão ordinária, o vereador criticou a postura do secretário de Educação e da falta de investimentos em creches e escolas de Limeira. Outro dado apontado, e que a Gazeta já noticiou, é que o número de vagas disponíveis no Concurso Público da Prefeitura para monitoras e professoras não comportará a demanda nas unidades escolares.
Na semana passada, o parlamentar chegou a protocolar uma representação ao Ministério Público em relação à fila de vagas em creches de Limeira. A representação contra o prefeito Mario Botion aponta essa falta de planejamento diante do número de crianças que ainda esperam uma vaga. Em entrevista para a Gazeta, o vereador informou que ainda aguarda uma posição do MP. “Espero que o Ministério Público realmente investigue e se tiver que fazer algum apontamento que seja feito”, disse.
Na semana passada, o secretário de Educação, André Luis De Francesco informou à Comissão de Educação que não houve grande variação de ano para ano em relação às matrículas e às inscrições e lembrou que durante cinco anos a Secretaria conseguiu fazer o encaminhamento, a cada seis meses, de todos os que estavam na fila da creche. Em matéria divulgada pela Gazeta em junho do ano passado, a cidade tinha 1 mil crianças aguardando na fila.
Nessa mesma reunião, foi questionado sobre a construção de novas unidades para ampliar o atendimento. André disse que não há orçamento na pasta da Educação para a construção e que seria necessário um remanejamento do orçamento do município para que isso ocorra. Ele informou que há projetos encaminhados para convênios com o Governo do Estado para construção de mais uma creche no Rubi e outras duas em outras localidades, no entanto dependem da formalização da parceria e por isso não há como fazer reserva orçamentária para a contratação de pessoal. “Fora isso, temos algumas propostas de reformas e ampliações para serem incluídas no Finisa, financiamento que o Governo Municipal recentemente autorizou com o aval da Câmara Municipal, então estamos tentando fazer algumas adaptações na rede para dar conta desse atendimento ao longo do tempo”, explicou.
Segundo o vereador Waguinho, Limeira entregou apenas duas creches em 8 anos, sendo projetos já em fase de construção de outras administrações. “É impossível ser somente no meu gabinete que essas mães batem na porta pedindo vaga em creche. Estou sendo a voz da população que muitas vezes não tem voz na Secretaria de Educação. Quanto a número não há argumentos, então que venha aqui e demonstre que eu estou mentindo, por que não dá mais para poder ficar recebendo mães em nossos gabinetes chorando por que não tem vagas para crianças nas creches”, destacou.
A Gazeta procurou a Prefeitura, na tarde de ontem, solicitando uma nota oficial da Secretaria de Educação sobre esse número, quais medidas vêm sendo tomadas ou mesmo se o secretário de Educação, que foi criticado pelo vereador Waguinho da Santa Luzia, quisesse se manifestar sobre a falta de planejamento por parte da pasta, mas não houve retorno por parte da assessoria de imprensa.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login