Limeira festeja sua Padroeira Nossa Senhora das Dores
Foi aos pés da Cruz, quando Maria viveu a sua dor mais crucial, que ela recebeu do Filho a missão de ser a Mãe de todos homens, Mãe da Igreja (Corpo Místico), Mãe de todos os fiéis. Foi naquele momento de dor que Jesus disse a ela: Mãe, eis aí o teu filho (este filho está simbolizando a todos os fiéis). Foi nesse mesmo momento que Jesus disse a São João, que ali representava a todos nós: Filho, eis aí tua mãe. É por isso que a devoção a Nossa Senhora das Dores se reveste de grande importância para todos os cristãos.
“Vivemos a alegria da vida paroquial e caminhamos para celebrar a nossa padroeira da cidade e da Diocese de Limeira, esperançosos que a vida comunitária aconteça sempre mais. A devoção a Nossa Senhora das Dores é bíblica, pois todos os relatos se encontram nos Evangelhos, evocando as dores de Maria durante a Paixão e Crucificação de Jesus Cristo”, destaca o padre Benedito Tadeu Rosa.
A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem profundamente mariana. O Papa Pio X fixou a data para se celebrar as dores de Maria com o nome de Virgem Maria Dolorosa. A “paixão “ de Maria se concentra na cena em que ela está de pé junto à cruz de seu Filho.
“Sabemos, porém, que Maria, durante toda a sua vida, com seu coração de Mãe, conheceu e experimentou o sofrimento ao ver seu Filho rejeitado pelos adversários. Por isso, a devoção popular enumerou os principais momentos dolorosos Maria, suas Sete Dores: A profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus, o caminho para o Calvário, a crucificação, a deposição da cruz e o sepultamento de Jesus”, relata o Pároco e Cura da Catedral Nossa Senhora das Dores.
Na imagem de Nossa Senhora das Dores, ela está sendo ferida por sete espadas no seu coração (as sete dores), e carrega o símbolo do Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas). “Rezaremos atentos ao que o Filho de Maria nos disser, pois é Ela que nos pede para ouvir e fazer o que ensina Nosso Senhor Jesus Cristo. Celebraremos na fé, na piedade e na alegria a Festa da Excelsa Padroeira, 197 anos de bençãos e graças. Parabenizando também nossa querida cidade de Limeira, abençoada aos pés de Maria e com um povo trabalhador e cheio de fé. Que Limeira continue forte e rumo sempre ao acolhimento e engrandecimento de seu povo, um povo batalhador e disposto a ajudar sempre.
Catedral terá programação especial com missas e procissão
A Catedral Nossa Senhora das Dores segue com a programação religiosa e festiva em louvor à padroeira. No Dia da Padroeira, a Missa por intenção de toda a Diocese de Limeira será realizada às 10h presidida pelo bispo diocesano, José Roberto Fortes Palau. A partir das 16h haverá Missa solene por intenção dos paroquianos e grandiosa Procissão de Nossa Senhora das Dores, finalizando com a coroação e tendo como celebrante o padre Benedito Tadeu Rosa. Hoje também acontece a venda do bolo da padroeira às 18h.
A grandiosa quermesse termina neste final de semana com apresentações musicais, show de prêmios e diversas delícias a serem comercializadas. A Catedral também segue com a “Ação Entre Amigos”, comercializando as cartelas para concorrera um carro Cronos Drive 1.0. O sorteio será realizado no dia 30 de dezembro. A renda será revertida para os custeios e manutenção da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login