Foto de capa da notícia

Limeira: um polo industrial e com uma economia diversificada

 

 

Para professor de economia, Limeira é uma cidade que abraça a diversificação industrial e se destaca na inovação

 

 

 

Limeira tem um nome que remete à citricultura e é uma cidade de múltiplas facetas. Suas fazendas históricas lembram um período marcado pela cafeicultura, enquanto sua fama está ligada à produção de joias e folheados. No entanto, a verdadeira essência de Limeira reside em sua economia diversificada, com um foco prioritário na indústria. A análise é do professor de Economia e Finanças da FCA/ Unicamp Luiz Eduardo Gaio.

“Embora a cidade seja conhecida por seus shoppings, pontos comerciais e atrações turísticas, sua base econômica é fundamentada na indústria. E não estamos falando apenas da produção de joias, um setor tradicional e renomado. Limeira abriga empresas que se destacam como líderes nacionais e internacionais em seus segmentos”, avalia.

Segundo ele, a localização estratégica do município, cortada pela linha férrea e situada às margens das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, torna a cidade um centro industrial diversificado, abrigando líderes mundiais em setores como papel e celulose e fabricação de rodas de carro.

“No entanto, a força industrial de Limeira não se limita ao setor automotivo. A cidade é lar de gigantes da indústria alimentícia, de móveis e utensílios para crianças e bebês, fabricantes de chapéus, centros de distribuição e muito mais. Essa diversificação na indústria possibilita a mitigação dos impactos de possíveis crises em setores específicos, tornando a economia local mais resiliente”.

Gaio aponta que, para compreender a verdadeira importância do setor industrial e sua contribuição para a economia de Limeira, basta olhar para os dados mais recentes disponibilizados pela SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). Em 2020, o setor industrial representou 34,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, representando mais de R$ 4 bilhões para um total de cerca de R$ 13 bilhões em produção e serviços.
“Isso significa que a indústria limeirense é superior até mesmo de grandes centros urbanos, como Ribeirão Preto, que não atingiu esse montante no setor industrial, mesmo com uma população significativamente maior”.

Além da localização, Limeira é um polo de inovação, tecnologia e qualificação. O que contribui para a economia local. Ele analisa que Limeira abriga um Arranjo Produtivo Local (APL) da área de Tecnologia da Informação (TI) e a presença de unidades do SESI e SENAI possibilita a qualificação da mão de obra, visando uma maior eficiência nos processos produtivos. “Vale ressaltar também que a cidade abriga uma das melhores universidades da América Latina, destacando-se em pesquisa e inovação nas áreas de Administração, Tecnologia, Saúde e Engenharias”.

Limeira, complementa ele, é muito mais do que sua histórica ligação com a citricultura, café ou sua fama na produção de joias. “É uma cidade que abraça a diversificação industrial, se destaca na inovação e educação, e contribui de forma significativa para a economia regional e nacional”, finaliza.

 

 

Foto Divulgação

Professor de Economia e Finanças analisa pontos fortes na economia de Limeira

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login