Foto de capa da notícia

Projetos de Constância Félix garantem atendimento prioritário e carteira de identificação da pessoa com câncer

Os vereadores de Limeira aprovaram, na segunda-feira (4), dois projetos de autoria da vereadora Constância Félix. O primeiro garante atendimento prioritário a pessoas com câncer e o segundo institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Neoplásica Maligna (câncer).

 

“Os pacientes diagnosticados com câncer, geralmente, estão mais fragilizados e essa lei garante que eles sejam atendidos na rede pública após a confecção da ficha de atendimento, respeitando a classificação de risco de cada unidade de saúde. É justo”, declara a parlamentar. A medida se aplica, conforme a proposta, em prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades, Centro de Saúde e serviços odontológicos municipais e hospitais da rede privada do município. 

 

A lei federal dos 60 dias já determina que o tratamento do câncer deve ser iniciado em até 60 dias após o diagnóstico. Vale lembrar que o diagnóstico precoce aumenta chances de cura e sobrevida do paciente. No entanto, ele necessita de acompanhamento multiprofissional especializado e humanizado e considerando a gravidade dos tratamentos e alta taxa de sequelas é fundamental que o paciente tenha prioridade em todos esses serviços na rede pública de Limeira. “É uma questão de respeito e empatia com o paciente e com seus familiares que vivem a doença conjuntamente”, lembra Constância.

 

Já a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Neoplásica Maligna (câncer) é importante para identificar a pessoa com a doença ao fazer valer alguns de seus direitos, já que muitos tipos de câncer não são visíveis, o que dificulta a identificação. “Com a carteirinha, o paciente não vai mais precisar ficar andando com o laudo. Além disso, vai facilitar o mapeamento das pessoas com câncer pela Secretaria de Saúde”, finaliza a vereadora.

 

O projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes e agora segue para ser sancionado pelo prefeito.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login