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“Saber vender é algo necessário para todos”

O limeirense Alfredo Rocha, um dos maiores palestrantes do Brasil, já assistido por mais de 3 milhões de pessoas, ao longo de quase 30 anos de carreira, desenvolveu uma metodologia de ensino própria, que tem como pontos fortes quatro princípios sempre presentes, que são: a simplicidade, a objetividade, o conteúdo e a descontração. O palestrante é admirado pela simplicidade e criatividade dos seus textos e também pela diversidade de seus temas e conteúdo de suas palestras, assim como pelo humor e emoção sempre colocados na dose certa.

 

Nesta semana, sua palestra foi um dos destaques da Feira da Empregabilidade de Limeira. A iniciativa contou com mais de 800 pessoas e foi realizada na FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) com apoio da Workpower, Félix Garden e do ex-deputado Murilo Félix.

 

Apontado pelo meio empresarial como um dos melhores palestrantes na área comportamental e motivacional, Alfredo Rocha é considerado hoje, um dos profissionais mais bem sintonizados com a nova realidade brasileira e mundial. O limeirense falou sobre “Liderança para os Desafios do Futuro” aos convidados e em entrevista para a Gazeta, destacou os principais desafios no mercado profissional e como se tornar um vendedor de sucesso.

 

Confira:

 

 

Quais os principais desafios hoje para quem quer se destacar no mercado profissional?

Nós temos hoje um uma série de desafios, mas o principal deles é a velocidade das mudanças. O mundo sempre mudou, o mercado sempre mudou, mas na época dos nossos avós, precisamos destacar que esses nasceram em um mundo e morreram no mesmo mundo que nasceram. Já os nossos pais não. Nasceram em um mundo onde já estava em constante mudanças. E agora no mundo de hoje as a as mudanças acontecem de forma exponenciais. Hoje o profissional para se destacar precisa ser um agente de mudanças. Entender que as mudanças trazem desafios. O primeiro é o medo do desconhecido. Segundo, é o rompimento de linha de conforto, por que mudança traz incômodo, então nós vamos ter que encarar. E terceiro, se adaptar. Nós temos que nos adaptar, não tem jeito. Hoje estamos vivendo um mundo onde as mudanças acontecem não só em alta velocidade, mas de maneira exponencial. Para você ter uma ideia no mundo de hoje coisas que acontecem em um mês - em termos de transformação e mudanças - demorava uma década para acontecer. E isso nos anos 90. Você imagina como o mundo está e quão desafiador é ser um profissional excelente nos tempos atuais? Em resumo é isso, é ser um agente de mudanças e encarar. Vencer o medo e o desconhecido. Temos que encará-lo e buscar também nos adaptar.

 

Como vê o mercado de trabalho diante das novas tecnologias que estão em constante evolução?

O mercado de trabalho se tornou hoje um mercado muito mais exigente com os seus profissionais. Com o advento da internet hoje, mais do que nunca, o profissional precisa dominar essas novas tecnologias. Não dá para trabalhar em nenhuma empresa se você não entender de tecnologia. A internet trouxe uma transformação gigantesca no mundo e agora está chegando uma transformação que é a inteligência artificial. Com ela nós vamos viver uma Tsunami de transformações e mudanças e o profissional precisa não temer a tecnologia. Ele precisa entender e dominar. Daí a importância de ser uma pessoa estudiosa, não dá para você ser profissional em empresa nenhuma, em profissão nenhuma se você não dominar as tecnologias. Hoje vivemos um momento no mundo onde o futuro se faz presente com a velocidade das mudanças. As empresas querem especialistas em inteligência artificial trabalhando nelas para que elas possam aproveitar todas as oportunidades que essa ferramenta traz consigo. Temos que abraçar o futuro, nós não temos que pensar no futuro como algo por vir, o futuro está no aqui e agora.

 

Quais características do profissional do futuro?

Aqui daria uma palestra (risos) mas em resumo, precisamos ampliar o nosso repertório. Não dá para ser um profissional que atua em uma determinada área, um especialista somente naquela área. Eu tive a oportunidade de estar próximo da agricultura. E eu sou da roça, eu nasci aqui em Limeira, trabalhei nas fazendas da região e eu lembro como eram os tratores lá na década de 70. E veja como são os tratores hoje, são verdadeiros computadores que rodam. As máquinas agrícolas que colhem soja, algodão e tudo mais, são guiadas por algoritmos. Então o profissional tem que aprender a aprender. Ter a mente aberta. Agora tem mais um desafio. Nós precisamos também desaprender algumas coisas. Essa é uma outra característica do profissional do futuro. Ele também é uma pessoa que desaprende. Dependendo da sua idade se você é muito jovem tem poucas coisas a desaprender, mas se você é uma pessoa que tem mais idade, vamos ter que desaprender uma série de coisas. Então, aprender é desaprender, mas acima de tudo: reaprender. Uma outra dica importante é dominar bem as suas emoções. O profissional do futuro é uma pessoa que trabalha bem em equipe. Ninguém entrega nada sozinho, ninguém consegue alto desempenho sozinho. A não ser que você seja um cientista isolado. Nós precisamos de uma equipe. Precisamos desenvolver bem o nosso trabalho e esse espírito de equipe conta muito. E obviamente na sequência, ser excelente, não tem jeito, hoje não tem espaço pra mais ou menos, hoje só tem espaço pra profissionais excelentes.

 

Saber vender é algo necessário a todo profissional? Por que?

Essa é uma das minhas teses desde que eu comecei a fazer palestras: como administrar o seu dinheiro. E aí entra a importância de saber a vender. Eu tive a sorte, de conhecer o mundo das vendas, ainda bem mocinho aos 18 anos e isso fez toda a diferença no meu sucesso profissional, na minha vida. Então, saber vender é algo necessário sim para todos. Inclusive é muito importante que todos saibam numa empresa que a razão daquela empresa principal é que ela tem que vender seu produto, sua ideia ou o seu serviço e também conscientizar a todos que todos estão ali que não importa o que a pessoa faça, todos que trabalham naquela empresa estão ali para ajudar a vender. É necessário que todas as pessoas entendam de venda. O vendedor campeão hoje, ele chama a atenção do cliente, ele desperta interesse e cria desejo. Daí a importância de estudar vendas. É uma profissão. Para ser um bom engenheiro, você tem que estudar quatro, cinco anos e sempre se aperfeiçoar. Um advogado também. Para ser campeão de vendas tem que estudar todos os dias, não tem jeito, é fundamental. Eu ministro palestras sobre vendas e toda semana estou lendo um livro de vendas ou escutando uma palestra de vendas. Enfim, hoje mais do que nunca nós temos que estar nos profissionalizando.

 

Quais as dicas para se tornar um vendedor de sucesso?

Ler um livro de vendas no mínimo a cada dois meses, participar pelo menos umas duas ou três vezes por ano de uma boa palestra de vendas, de um bom curso de vendas. Presencialmente, se possível, mas também na internet tem muitas palestras de vendas que podem te ajudar muito. Inclusive, vai uma dica aqui: no meu canal no YouTube, uma palestra que eu postei há um tempo atrás já se aproxima de 2 milhões de visualizações. Então pode começar por aí. Tem um conteúdo rico sobre vendas. Basta acessar: Alfredo Rocha - o campeão de vendas. E olha que curioso: o jogador treina o que ele não sabe? Não, ele já sabe. O craque já sabe jogar futebol, mas ele treina aquilo que ele sabe. O nadador, a mesma coisa. Um grande erro do vendedor é quando ele acha que ele já é bom e não precisa treinar mais. Não, o campeão de vendas ele continua sempre treinando e treinando o que ele já sabe. Buscar novos conhecimentos, novas ideias e aumentar o seu repertório.

Campeão não é campeão só um mês, ou um ano. O campeão de vendas de verdade é uma vida inteira. E para isso tem que treinar, treinar e treinar.

 

Como se manter motivado a conquistar objetivos?

Primeiro você precisa entender que a motivação não pode vir de fora. Você não pode esperar a motivação vir da empresa que você trabalha. Não pode esperar que a motivação venha do seu gerente ou do seu chefe. Algo importantíssimo para se motivar é entender que você precisa se auto-motivar. Como? Primeiro é estabelecendo metas. Isso é importantíssimo. Estabelecer metas. Uma pessoa auto-motivada tem um equilíbrio nas sete áreas da vida. Quais são essas sete áreas da vida? A área física, mental, social, familiar, financeira, profissional e espiritual. Uma pessoa auto-motivada é uma pessoa que tem objetivos nessas sete áreas. É muito difícil você se manter motivado, por exemplo, se você só tiver metas na área profissional. Você fica doente. Para se manter auto-motivado e conquistar seus objetivos, é preciso ter esse equilíbrio. Estabeleça metas. Cuide da sua área física, do seu corpo e da sua mente. Faça da sua mente um templo, um santuário, cuide bem dela. Marque presença com seus amigos e com a sua família e administre bem a sua área espiritual.

 

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