Foto de capa da notícia

ZF nacionaliza componentes a partir da planta em Limeira  

 

Instalada onde foi a antiga Freios Varga, multinacional reforça história e traz inovação tecnológica ao município

 

 

Instalada onde nasceu uma das industrias que mais marcou a história de Limeira, a antiga Freios Varga, a ZF traz avanços ao município ao nacionalizar montagens e também investimentos em modernização no local.

Neste ano, a ZF informou que concluiu a nacionalização da montagem de airbags de cortina, na unidade de Limeira, onde são produzidos sistemas de segurança passiva, ativa e eletrônicos.  O processo de nacionalização teve início a partir de 2021, com a localização de duas linhas de montagem de airbags laterais na unidade. Em janeiro deste ano, mais duas linhas foram adicionadas, em conjunto com a linha de airbags de cortina. Com isso, a ZF completa quatro linhas nacionais de montagem de airbags laterais e uma de cortina.  
A produção atenderá o mercado nacional, que aumenta a cada dia a aplicação de componentes de segurança nos veículos. Segundo Gustavo Ducatti, Diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul, “a expansão deve suportar três novos produtos previstos para serem lançados até o final de 2023 no mercado brasileiro”. 

Para se chegar ao modelo de maquinário desenvolvido localmente, a engenharia de manufatura da ZF propôs melhorias e adequações em modelos de linhas já existentes em outras plantas da empresa fora do País. Equipamentos de dobra e de inspeção, por exemplo, antes disponíveis apenas no exterior, foram desenvolvidos pela engenharia de manufatura da ZF em conjunto com a empresa brasileira. No total foram instaladas 22 estações de trabalho para suportar, tanto a produção de airbags de cortina, como laterais.

A perspectiva é que haja o desenvolvimento de novos engenheiros de manufatura, além de aumentar o índice de segurança dos veículos nacionais. O executivo destaca que “a nacionalização da montagem de airbag de cortina poderá ainda gerar mão-de-obra especializada neste tipo de tecnologia, além de favorecer a transferência de tecnologia para o Brasil”.

Atualmente, a ZF atende clientes globais e fornece equipamentos de segurança para praticamente todas as marcas automotivas. Esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança no trânsito e podem ajudar a reduzir o número de fatalidades, o que é uma agenda muito importante e com atenção crescente até mesmo no âmbito da ONU.

Além disso, a empresa informou também Nacionalização Componentes Eletrônicos ESC em Limeira.

A ZF completa 65 anos de Brasil neste ano de 2023 acrescentando à sua história capítulos de grandes transformações, inovações e pioneirismos. A empresa vem se tornando-a cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, não só por meio do setor automotivo, como dos setores agrícola, de construção, energia eólica, marítimo e fluvial, além do setor da reposição de peças, com a ZF Aftermarket.

Dois dos movimentos de maior transformação do Grupo ZF ocorreram após a incorporação, em âmbito global, da TRW em 2015, e da WABCO em 2020, ambas com forte impacto no Brasil.

 

PAPEL NA HISTÓRIA

A ZF passa a integrar a história da indústria de Limeira. O local começa a produção industrial em 1945 com a Fundação Freios Varga e início das operações na planta de Limeira. Em 1969, se torna a primeira direção hidráulica no Brasil para o Chevrolet Opala.
Em 2008, ocorre o início da produção de cintos de segurança para LV pela TRW em Limeira e em 2008 ainda o início da estamparia em Engenheiro Coelho.
Em 2011, há o início da produção de direção elétrica (EPS) para LV pela TRW em Limeira e no mesmo ano o início da produção de volantes e airbags pela TRW em Limeira.
Em 2015 ocorre a aquisição da TRW Automotive. Em 2021 acontece a nacionalização do EPB em Limeira e ainda em 2021, a nacionalização de Airbag Lateral em Limeira. Em 2022, a ZF atinge aterro zero em Limeira. Já neste ano ocorre a nacionalização de Componentes Eletrônicos ESC em Limeira e nacionalização de Airbag de Cortina em Limeira.

Fernanda Giacon, gerente sênior de Excelência Comercial, Clientes e Estratégia da ZF América do Sul, comenta que a unidade de Limeira tem cerca de 1,6 mil funcionários enquanto que, na região, a ZF tem uma média de 5,6 mil. Entre os diferenciais na cidade estão, além da unidade ter chegado ao aterro zero, o alto nível de tecnologia da planta e ações pioneiras.

“Temos ótimas expectativas para o futuro na planta de Limeira”, afirmou.

 

Foto Divulgação
ZF informou que unidade tem aterro zero e a nacionalização de componentes em Limeira

 

 

///box///

 

Unidade de Limeira se
torna referência global

 

Em 2021 a ZF inaugurou em sua unidade industrial de Limeira/SP uma nova linha de produção de colunas de direção elétrica. Considerando as suas tecnologias em termos de controles e automação, a unidade se transformou em referência global em seu segmento. A unidade é considerada a mais moderna de todo o Grupo ZF no mundo para a produção deste tipo de componente, cuja liderança de mercado no Brasil é da ZF.
Centenária no mundo, a ZF tem uma relação particularmente especial com o Brasil, considerando que aqui a empresa começou sua trajetória de forte internacionalização e expansão, instalando sua primeira unidade fora da Alemanha, em 1958. “Desde o início de suas operações no Brasil, a ZF vem contribuindo fortemente para enriquecer a história global da empresa pelo mundo. O brasileiro é reconhecido pela sua paixão no que faz e pela inovação presente no seu DNA. Isso faz toda a diferença para continuarmos avançando com boas e novas soluções ao mercado”, informou.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login