Foto de capa da notícia

Casos de Covid-19 aumentam em Limeira

A Secretaria de Saúde de Limeira confirmou mais 99 casos de Covid-19 nos últimos 40 dias. De acordo com o balanço, há cinco pessoas internadas com a doença – duas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em leitos clínicos.

 

Além disso, foram confirmadas três mortes em decorrência da Covid-19: dois homens, de 56 e 91 anos, e uma mulher, de 106 anos. As três vítimas tinham comorbidades, segundo a pasta.


No balanço divulgado no mês passado, foram 31 casos registrados, uma internação e foi confirmada a morte de uma criança, um menino de 3 anos, que tinha comorbidades. Comparando os dados de um mês para o outro, houve um aumento de 219%.

 

Outro dado preocupante é a queda em relação as doses adicionais da vacina contra a Covid-19. O município tem realizado constantemente a campanha de vacinação, inclusive aos sábados.

 

Segundo o último balanço, foram aplicadas em Limeira: 276.661 da primeira dose; 245.790 da segunda; 8.167 doses únicas; 154.390 referentes à primeira dose adicional; 64.467 referentes à segunda adicional; 24.332 referentes à terceira dose adicional; e 11.530 referentes à quarta dose adicional.

 

ALERTA

 

Na semana passada, a Fiocruz já havia alertado sobre o aumento de casos de Covid-19 em todo o Brasil. O Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes mostrou preocupação com o aumento de SRAG associado à Covid-19. "A gente já tinha o sinal no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Goiás também. Agora, a gente já observa esse sinal também em Minas Gerais, nos estados da região Sul e no Distrito Federal. Então, temos agora um volume maior, um território mais amplo do nosso país com essa situação, com esse cenário de crescimento nas novas internações associadas à Covid-19, especialmente na população de idade mais avançada". 

 

Diante do atual quadro, Gomes ressalta mais uma vez  a importância da população "estar em dia" com a vacina contra a Covid-19. Ele destaca que a vacinação é "extremamente fundamental", especialmente nesse momento em que se verifica a retomada do aumento de casos de Covid-19 em vários estados do país. "Embora no Norte e Nordeste, de uma maneira geral, ainda não observe esse cenário, fica o alerta. Assim como está avançando em outras regiões, mais cedo ou mais tarde também pode começar a ser observado no Norte e Nordeste. Até porque no estado do Amazonas, por exemplo, a gente vê um leve sinal que pode apontar já nessa direção", afirma.

 

O pesquisador alerta que a perspectiva é de que, nas próximas semanas, o indício de crescimento no Amazonas já seja verificado em outros estado das regiões Norte e Nordeste. "Infelizmente, nas próximas semanas, no próximo mês, talvez esse quadro possa estar também começando a ser observado em outros estados dessas regiões".

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login