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Em 5 anos, Prefeitura de Limeira já gastou quase R$15 milhões com propagandas

De 2019 a 2023, a Prefeitura de Limeira gastou quase R$ 15 milhões em publicidades com televisão, rádio, blogs, jornais escritos, redes sociais e até mesmo a pessoas físicas. A informação foi divulgada pela Comissão de Orçamento da Câmara após analisar o relatório de gastos da Prefeitura com publicidade encaminhado pelo Executivo.

 

Em 2019 o valor foi de R$ 4.583.170,80, R$ 986.123,77 em 2020, R$ 3.194.615,87 em 2021, R$ 3.620.013,55 em 2022 e R$ 2.527.000,00 em 2023. Os vereadores pontuaram os gastos ano a ano e segundo análise feita pela Comissão encontraram discrepâncias. A análise das despesas dos anos anteriores revelou inconsistências nas despesas públicas com publicidade através da comparação entre os valores reportados pelo município e os valores calculados pela comissão. 

 

Ao aceder ao portal da transparência e examinar as faturas e contratos disponibilizados pelo município, constatou-se que os valores reportados não estavam alinhados com os valores reais das faturas de cada ano. Diante dos montantes, os parlamentares pediram o encaminhamento das notas fiscais físicas para análise mais detalhada.

 

O documento tem mais de 200 páginas e ainda está sendo analisado pelos membros do colegiado. A Gazeta vem repercutindo o caso desde maio, quando os vereadores Nilton Santos, Ceará e o presidente da Câmara Everton Ferreira um requerimento questionando a Prefeitura de Limeira sobre a divulgação dos gastos com anúncio ou publicidade em veículos de comunicação.

 

Na época, o vereador Nilton Santos destacou que alguns jornalistas e donos de emissoras foram contra o aumento do subsídio dos vereadores. “Eu tenho conhecimento que tem rádio que recebe R$70 mil reais todos os meses, quase R$1 milhão por ano, para que? Só para pedir para população pagar o IPTU em dia? E para xingar vereador? A grande verdade é que todos os sites e todas as rádios limeirenses recebem dinheiro público e é muito dinheiro, muito mais que o salário de um vereador. Nós não podemos ser hipócritas”, disse.

 

MODUS OPERANDI

 

Na reunião de ontem, os vereadores agendaram uma reunião com o dono da agência Área Comunicação, Propaganda e Marketing Ltda, responsável pelo contrato do Executivo. O proprietário ou um representante da empresa deverão participar da reunião do colegiado no dia 18 de outubro, às 14h30.

 

O convite, segundo os parlamentares, visa esclarecer o modus operandi da distribuição das verbas publicitárias aos veículos de comunicação da cidade, tais como televisão, rádio, blogs, jornais escritos, redes sociais e até mesmo a pessoas físicas, pagamentos estes detectados pela Comissão. Os vereadores querem saber quais os critérios utilizados pela empresa para os repasses de valores para cada veículo.

 

A reunião terá transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara. Fazem parte do colegiado os vereadores Nilton Santos (Republicanos), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), secretário.

 

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