Foto de capa da notícia

‘Idosos: autonomia preserva saúde e longevidade’

 

Médico geriatra orienta idosos e familiares quanto à saúde física e mental nesta fase da vida

 

Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Neste Fato & Versão, o médico geriatra Dr. Gustavo Vaz Rui Médico, do Frei Galvão Saúde, explica passos importantes para o cuidado com a saúde física e mental dos idosos. De acordo com ele, preservar a autonomia dessa população é fator importante para a saúde e longevidade.
“Nós temos que manter o idoso ativo e preservar sua autonomia e independência. Então, ele deve sim participar do dia a dia da família. É claro que não vamos levar problemas para ele. Então, temos que saber como fazer com que ele participe do dia a dia. Temos que ajudá-lo a se manter útil”, cita.
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

1 – Quais os principais desafios hoje quando falamos em saúde dos idosos?
Como principais desafios que nós temos hoje está a resistência às mudanças nos hábitos de vida dos idosos e dificuldade com aderência deles nos serviços de saúde. E o principal que temos de trabalhar é preservar ao máximo sua autonomia e sua independência enquanto seres humanos, pois isso preserva a saúde e longevidade.

2- Com o avançar da idade, quais as principais dificuldades que começam a surgir?
Com o nosso envelhecimento, nossos órgãos vão envelhecendo e, consequentemente, as funções de nosso organismo vão ficando insuficientes e deficitárias. Aí entram as incapacidades que chamamos de os grandes “is” da geriatria. Que são as incontinências, o imobilismo, que seria no caso do idoso que vai ficando acamado, instabilidade postural, quando ele vai ficando com dificuldade de marcha, de andar, incapacidade cognitiva, quando começam a ficar mais esquecidos, com perda de memória. Outro fator que damos muita importância, a insuficiência familiar, fator que influencia com o avançar da idade.

3- Qual a importância do apoio familiar no cuidado com os idosos?
O apoio familiar no cuidado com os idosos é de suma importância, diria até que é o mais importante para o tratamento do idoso. O idoso que não tem o apoio familiar terá piora na sua função cognitiva, piora na saúde mental, fica mais depressivo, tem transtornos de humor e vai ficar mais sedentário. É de suma importância o apoio familiar.

4- Quando é preciso buscar ajuda médica no cuidado com esse idoso?
A ajuda médica deve ser buscada o mais cedo possível. Temos que priorizar a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Temos que evitar que ele fique doente e procurar dar longevidade e um envelhecimento saudável. Então, o quanto antes a família procurar atendimento para que possamos trabalhar e criar estratégias para que ele tenha um envelhecimento saudável, evitando múltiplas doenças, evitando que ele fique na cama, por exemplo, é o ideal. Essa busca de ajuda deve ser o mais breve possível.

5 – Qual a importância da alimentação correta na saúde do idoso?
Uma alimentação saudável é de suma importância para que contribua no bom funcionamento do organismo. Para que se previna e se controle doenças como hipertensão, diabetes, e é sempre importante ter acompanhamento também de um nutricionista para que ela possa traçar estratégias de acordo com a necessidade desse idosos. Então, ter o apoio de uma nutricionista nesse processo é importante porque cada idoso é individualizado, então tenho que traçar uma estratégia específica para cada um com relação à sua alimentação, para que ele possa ter uma vida saudável.

6 – Os idosos devem se exercitar? Qual a recomendação?
Sim, eles devem se exercitar e a recomendação é que seja feita uma avaliação desse idoso para avaliar qual exercício mais recomendado para ele, de acordo com suas necessidades, demandas e suas patologias de base. Sempre importante nesse processo ver o idoso individualizado, nem todo idoso é igual.

7 – Quais medidas a população adulta pode tomar hoje visando uma terceira idade com mais saúde?
Sempre temos que visar a promoção de saúde e a prevenção. Como vou promover saúde? Atividade física, alimentação saudável e ter uma vida saudável, evitando hábitos e vícios como tabagismo, abuso de álcool. Na prevenção de saúde, o quanto antes começar a frequentar o médico para que ele comece a fazer uma prevenção pensando no envelhecimento saudável melhor. Não espere chegar na faixa etária geriátrica para isso, melhor é começar antes.

8 – Como o idoso pode contribuir no dia a dia da família para que se sinta útil, mas sem sobrecarrega-lo?

Nós temos que manter o idoso ativo e preservar sua autonomia e independência. Então, ele deve sim participar do dia a dia da família. É claro que não vamos levar problemas para ele. Então, temos que saber como fazer com que ele participe do dia a dia. Temos que ajudá-lo a se manter útil.
Muitos idosos ainda conseguem ir ao banco, fazer compras. Se ele tem essas condições, deixa, ou então, vai alguém junto com ele, mas deixa ele participar disso, por exemplo. Levar ou buscar o neto na escola, ajudar nas atividades como lavar uma louça, por exemplo. Temos que manter esse idoso ativo para que ele mantenha uma longevidade.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login