Foto de capa da notícia

Projeto incentiva inserção de idosos no mercado de trabalho

Dados do IBGE estimam que em 2060 cerca de 25% da população terá mais de 65 anos. Diante desse cenário, surge uma preocupação em relação à terceira idade e o mercado de trabalho uma vez que o valor recebido da previdência social muitas vezes não é suficiente para manutenção de qualidade de vida. Além disso, com a expectativa de vida aumentando, muitos idosos desejam manter em alta sua saúde mental e física por meio do trabalho, seguindo no mercado mesmo após a aposentadoria. Para potencializar essa prática, a vereadora Constância Félix protocolou um projeto de lei em busca da criação de programas para a contratação de idosos em Limeira.

 

O programa “Terceira Idade em Atividade” será destinado a incentivar a inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho na cidade. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) no último dia 13 e pode ser inserido na pauta de votação em plenário. “A inclusão e manutenção de pessoas idosas no mercado de trabalho revela-se de grande importância para nossa evolução como sociedade, tendo em vista o gradual e implacável envelhecimento da população brasileira, além da solução dos problemas já apontados como déficit previdenciário e a situação de vulnerabilidade que afeta tantos indivíduos da terceira idade”, destaca.

 

Infelizmente, muito preconceito e desinformação ainda permeiam a contratação e manutenção desses profissionais no mercado de trabalho. “Some-se a isso a falta de assistência e de suporte para qualificar pessoas idosas frente às novas tecnologias, o que acaba por deixar uma enorme parcela da população à margem das cadeias produtivas, apesar da sua valoriza experiência e capacidade”, afirma.

 

CADASTRO E CURSOS

 

O Programa Terceira Idade em Atividade constitui-se de um conjunto de ações destinadas a estimular a contratação, por pessoas jurídicas sediadas no município de Limeira, de trabalhadores idosos e de serviços prestados por pessoas idosas; incentivar a prática de trabalho voluntário por parte de pessoas idosas; criar um cadastro único para intermediar trabalhadores idosos e vagas no mercado de trabalho; fornecer cursos e projetos de capacitação e atualização profissional para idosos e realizar campanhas informativas e de conscientização, visando à redução do preconceito de idade no mercado de trabalho.

 

Foto: Agência Brasil

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login