Foto de capa da notícia

Santa Casa de Limeira atende mais de 100 novos casos de câncer de mama por ano

O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama, tipo mais frequente nas mulheres. A campanha tem diversas ações no Centro de Oncologia de Limeira (COL), da Santa Casa de Limeira, onde pacientes estão em tratamento e também onde muitas pessoas são orientadas com informações que levam à prevenção.

Na unidade, a Santa Casa informou que há pacientes em tratamento com idades que variam de 29 anos a 88 anos. A faixa etária média é de 60 anos. Profissionais de saúde do setor informam que todas devem se preocupar com a saúde, independentemente da idade.

O autoexame, consultas de rotina e outras condutas são necessárias sempre, pois quanto antes for identificado qualquer problema, o tratamento é iniciado precocemente e a chance de recuperação é muito significativa.

Em 2023, de janeiro a agosto, o COL registra 598 pacientes em tratamento de câncer de mama, entre quimioterapia e hormonioterapia. Em 2021, foram 117 novos casos. Em 2022, foram 121 e, neste ano, até agosto, foram 117 novos casos de câncer de mama iniciando tratamento.

CÂNCER DE MAMA


O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que, para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

FATORES DE RISCO


Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são: primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos ou casos hereditários/genéticos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login