Voluntárias levam música clássica para pacientes com câncer
As irmãs Mariana Mantovani e Juliana Mantovani Alvarez se apresentam há 15 anos em hospitais da região. As irmãs, que integram o Duo Mantovani, dão aulas de música e contam com a participação de seus alunos, que ampliam o alcance do gesto solidário.
Durante este mês, em ações alusivas ao Outubro Rosa, as irmãs vem se apresentando no Hospital Medical, em Limeira. O objetivo é levar acalento e maior contato entre os pacientes em quimioterapia, através de canções clássicas e gospel.
“A música é uma das formas de terapia mais inspiradoras para pacientes com câncer. Sessões musicais em alas de internação ou salas de quimioterapia promovem bem-estar e auxiliam a redução dos impactos gerados pela doença” avalia a enfermeira Daniana Cristina Rita, coordenadora de Oncologia do Hospital Medical, em Limeira.
A violinista Mariana Mantovani comenta as repercussões positivas da iniciativa. “Hoje já tem pacientes que interagem positivamente e até fazem pedidos de hinos”, afirma. “Sempre buscamos levar a ‘palavra tocada’, que une música e uma mensagem religiosa. Para os pacientes, é gratificante”, revela Juliana.
Para a enfermeira Daniana, atividades como essas se unem ao tratamento e alcançam uma melhoria da qualidade de vida do paciente. Em datas comemorativas, diversas programações integram o planejamento, a exemplo da decoração temática do ambiente hospitalar, além da realização de cafés da manhã e de palestras informativas.
Pelo menos dois casos familiares motivam as irmãs a agir a favor da causa. Em uma internação, a mãe delas relatava felicidade ao interagir com o coral. Além disso, recentemente, Juliana e Mariana estiveram “do outro lado”, quando contraíram covid-19 e ficaram isoladas. A tecnologia contribuiu e as musicistas notaram que as apresentações também poderiam ser on-line, voltadas a quem não pode receber visitas.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login