Foto de capa da notícia

Com aumento expressivo no consumo de água, BRK faz alerta

A onda de calor atípica vivenciada nos últimos dias tem promovido um aumento expressivo no consumo de água em Limeira. Essa situação, somada a maior presença de pessoas em casa no feriado dessa quarta-feira (15), refletiu nos níveis dos reservatórios de água da cidade, que se encontram baixos e em estado de alerta. Alguns bairros sofreram com oscilações no abastecimento.

A BRK informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira trabalha em sua capacidade máxima, tratando 900 litros de água por segundo, uma produção média de 77 milhões de litros de água por dia, mas há possibilidades de oscilações no sistema de acordo com o consumo. “Vivemos uma situação extraordinária, temos água nos rios e capacidade de produção, mas o que observamos é um aumento recorde no consumo da população em razão do calor extremo”, diz Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira. 

A concessionária tem atuado continuamente no monitoramento e em manobras no sistema de distribuição de água para minimizar os impactos. “Neste momento, estamos adotando todas as medidas operacionais para que a água seja distribuída para todos, e pedimos a colaboração da população para que façam o uso responsável do recurso”, reforça Leite.  

A expectativa é que, numa ação conjunta que envolve as medidas adotadas pela concessionária e o consumo consciente por parte da população, os níveis dos reservatórios apresentem recuperação gradativa durante as madrugadas. O gerente informa ainda que a recuperação plena do sistema deve ocorrer assim que os níveis dos reservatórios consigam ser estabilizados. 

Para os próximos dias em que há previsão de continuidade de altas temperaturas, a BRK reforça a mensagem do uso responsável de água, com consumo direcionado às atividades prioritárias de higiene pessoal e lavagem de alimentos. Ações como lavagem de calçada e de carro devem ser evitadas. Em caso de dúvidas, a concessionária está disponível por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login